Cultura e Lazer

Fotografias de Rui Apolinário no Teatro Municipal de Vila do Conde

• Favoritos: 72


“Variações em Modo Luz” é o título da exposição de fotografias do fotógrafo sanjoanense Rui Apolinário, inaugurada a 20 de janeiro e patente até 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Com curadoria do Ciclo de Exposições de Fotografia em Vila do Conde (FOTO VC), a exposição contou com a apresentação de outro fotógrafo sanjoanense, José Pedro Martins, radicado naquela cidade desde 1983, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30, e aos sábados, das 10h30 às 12h30.
Francisco Rui Apolinário Correia é licenciado em Filosofia, mas a fotografia é a sua grande paixão. Obteve formação nas áreas de processamento químico de películas fotográficas a preto e branco, diapositivos e impressão de fotografia, no Centro de Arte de S. João da Madeira, sob tutela do professor Aníbal Lemos, entre 1988 e 1991.
A partir de então, na qualidade de fotógrafo/impressor, participou em diversas exposições individuais e coletivas e colabora com diversas companhias de teatro, no âmbito da fotografia de cena, e em projetos educativos/formativos de várias instituições.
Paralelamente, Rui Apolinário tem desenvolvido novos projetos fotográficos assentes na prática da fotografia digital, para além da continuada prática analógica, como é o caso da fotografia estenopeica/pinhole.
Na vertente da fotografia documental, nomeadamente no âmbito da arqueologia industrial, realizou muitos trabalhos sobre complexos industriais de S. João da Madeira, designadamente Oliva e Viarco.

72 Recomendações
206 visualizações
bookmark icon