Cultura e Lazer

Filme “Camarada Cunhal” nos Paços da Cultura

• Favoritos: 17


“Camarada Cunhal” é o filme a ser projetado na próxima sessão a realizar no âmbito do projeto “Cine S. João”, uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca. A sessão está agendada para o dia 5 de junho, às 21h15, nos Paços da Cultura, com entrada gratuita.
Com duração de 1h30 e classificação etária M/12, esta longa-metragem foi realizada por Sérgio Graciano, contando, no elenco, com atores como Ivo Arroja, Maya Booth, Helena Caldeira e João Bettencourt. Baseada na vida de Álvaro Cunhal, a ação decorre na segunda metade da década de 50 do século passado, em pleno regime ditatorial de António Salazar.
O filme começa com a transferência do líder histórico do Partido Comunista Português para a Fortaleza de Peniche, após oito anos na Penitenciária de Lisboa, para ode fora levado pela PIDE. Uma mudança para uma prisão com segurança reforçada, onde o protagonista e os seus camaradas organizam uma pequena comuna e dão apoio aos detidos mais vulneráveis,
Um dia, como se lê na sinopse de “Camarada Cunhal”, um dos companheiros do dirigente comunista “percebe que há uma vulnerabilidade na segurança do forte, que podem usar para escapar”. Consequentemente, dentro e fora dos muros da prisão, um plano de fuga é preparado e colocado em andamento...
Esta sessão de cinema contará com a presença de M. F. Costa e Silva, professor de cinema, que irá falar sobre “Camarada Cunhal” com o público. Os bilhetes - gratuitos - estão disponíveis através da plataforma online BOL ou nos locais habituais: Torre da Oliva (telefone 256 200 204), Paços da Cultura (256 200 541), Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.

17 Recomendações
210 visualizações
bookmark icon