Cultura e Lazer

Feira do Livro atraiu amantes da leitura ao centro da cidade

• Favoritos: 16


A primeira edição da Feira do Livro de S. João da Madeira, que decorreu entre os dias 8 e 10 de julho, foi um “êxito”, tendo em conta as vendas e a programação paralela, segundo a organização. Um evento que trouxe à “nova Praça” os amantes da leitura

“A Feira do Livro vai voltar para o ano. Foram três dias de promoção do livro e da leitura”. A frase é do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, relativamente a esta primeira edição, organizada pela autarquia, com operacionalização a cargo da Biblioteca Municipal, que decorreu de sexta a domingo (8-10), na Praça Luís Ribeiro, e contou com nove stands, incluindo o da Câmara Municipal e um espaço infantil. “Esta é uma missão fundamental das autarquias, pois, assim, combate-se o obscurantismo, o populismo e a desinformação”, assegura Jorge Vultos Sequeira, considerando que a “Feira foi um êxito, em termos de vendas e da programação paralela”.
Durante os três dias foi possível assistir a várias conversas com escritores, apresentações de livros, sessões de autógrafos, momentos musicais e várias atividades dedicadas aos leitores mais novos, com sessões de contos, oficinas e uma exposição.
Segundo o autarca, esta foi uma “atividade importante para a vida cultural da cidade”, realizada numa “nova Praça”, e reforça a importância de combater a “desenformação, as fake news, além de facultar às pessoas o acesso a fontes de informação fidedignas, corretas e verdadeiras, do ponto de vista científico”. Sequeira destacou ainda, na abertura da Feira do Livro, a performance “Rádio Interferências”, com produção do Teatro da Didascália, com direção dos artistas César Estrela, Cláudia Ribeiro, Pedro Neves e Sara Barros Leitão. “Tratou-se de um projeto de rádio” do projeto “Interferências”, programa cultural do Município, que criou eventos para quatro equipamentos da cidade: o Museu do Calçado, o Museu da Chapelaria, a Casa da Criatividade e a Oliva Creative Factory.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3900 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 14 de julho de 2022

16 Recomendações
46 visualizações
bookmark icon