Exposições

Visita em Língua Gestual Portuguesa no Centro de Arte Oliva

• Favoritos: 114


O mediador surdo Ângelo Costa orienta a visita em Língua Gestual Portuguesa à exposição “Gaëlle Rouard: escuridão flamejante”, patente no Centro de Arte Oliva.

Essa visita orientada, que contará também com tradução para português, está programada para este sábado, 29 de julho, com início às 15h00, sendo necessário efetuar inscrição prévia para participar.
Nesta exposição, são mostrados – a par da instalação cinematográfica "Escuridão, Escuridão, Incandescente" (2022) –, centenas de fotografias criadas a partir de processos de exposição à luz de elementos naturais e objetos pessoais.
Inaugurada recentemente, “Escuridão flamejante” tem curadoria de Andreia Magalhães, diretora do CAO, tendo como ponto central o referido filme – no original, “Darkness, Darkness, Burning Bright" – da autoria de Gaëlle Rouard.
Com carreira iniciada em 1990, trata-se de uma reconhecida autora do cinema experimental europeu, especializada em processamento químico de película e nas possibilidades da multiprojecção ao vivo.
Estruturado em dois atos - Prelude e Oraison - e com banda sonora também criada pela autora, o filme tem sido premiado em vários festivais é reconhecido pelo seu caráter único e pessoal.
Como informa o CAO, “é um filme de paisagem noturna e crepuscular, onde animais e vegetação emanam luzes iridescentes”. Resulta de “três anos de captação, processamento e edição”, e mais “nove meses para a criação do som”.

114 Recomendações
233 visualizações
bookmark icon