Foi no passado sábado, na Galeria de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira, que a exposição de fotografias ‘Silêncio’ e ‘Silêncio II’ de Ana Pinho Vargas foi inaugurada.
O trabalho ‘Silêncio’ já tinha sido publicado na 25.ª edição da revista de arte contemporânea Artist Close Up Magazine, em 2024, e a série ‘Silêncio II’ também foi publicada no ISSUE16 da revista de arte contemporânea AL-Tiba9 Contemporary Art, no mesmo ano. A autora, que conquistou o prémio internacional Artist of the Year 2025 Prize da fundação Effetto Arte e dos curadores Salvatore Russo e Francesco Saverio Russo em Florença, em janeiro de 2025, foi também convidada a participar na XV Bienal de Florença em outubro deste ano.
Além disso, duas das suas pinturas, ‘Sem Título’, estão patentes na exposição The Body Language, no Palazzo Albrizzi-Capello, em Veneza. Ana Vargas, fotógrafa e pintora, é mestre em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica e Licenciada em Fotografia e Cultura Visual pela Faculdade IADE da Universidade Europeia.
É oriunda de uma família de músicos, sendo o pai pianista e compositor, a mãe cravista e professora de música e o irmão gémeo contrabaixista da Orquestra Sinfónica de Hamburgo. A artista estudou música desde tenra idade, começando pelo violino, depois o piano e o cravo.
Agora, as duas séries fotográficas de Ana Vargas estão presentes no Centro de Arte até 22 de março deste ano.
Foto Rui Apolinário