Exposição e lançamento do livro que celebram os 50 anos de democracia em Portugal
Uma exposição, que é parte crucial das Comemorações dos Cinquenta Anos do 25 de Abril de 1974, a revolução que marcou profundamente a História de Portugal. Alfredo Cunha, presente em Lisboa naquele dia, capturou com a sua lente os momentos cruciais que moldaram o destino da nação, criando imagens icônicas que perduram até os dias de hoje.
Em parceria com o Centro de Arte de S. João da Madeira, o Centro de Arte Oliva, no dia 20 de abril, pelas 17h30, terá o privilégio de apresentar uma exposição e lançamento de livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha.
A exposição, com curadoria de Aníbal Lemos, apresenta “uma visão multifacetada do evento histórico”, dividida em três partes distintas: “Guerra”, com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; “Dia 25 de Abril”, com texto de Adelino Gomes, repórter que testemunhou os acontecimentos em Lisboa; e “Depois de Abril”, com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos de transformação.
Para comemorar meio século de democracia, Alfredo Cunha compilou as suas fotografias num livro magistral, que será lançado durante a apresentação da exposição. Uma obra, que para além de documentar os eventos cruciais do 25 de Abril, também oferece uma reflexão sobre o impacto duradouro da revolução na sociedade portuguesa.
A exposição do Centro de Arte Oliva 25 de Abril de 1974 é uma peça central do programa do município de S. João da Madeira dedicado às Comemorações dos Cinquenta Anos do 25 de Abril.