Cultura e Lazer

Exposição do Museu do Calçado está patente no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

• Favoritos: 28


Uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro, no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

“A verdade dói” é uma exposição-instalação do Museu da Chapelaria, realizada em parceria com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que pode agora ser vista, até 8 de maio, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, à semelhança do que acontecerá no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a partir de 25 de novembro.
Inserindo-se no programa de itinerâncias do Museu do Calçado, esta cedência de “A Verdade Dói” foi feita à Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), responsável por levar a exposição àqueles espaços culturais da região centro. A inauguração no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, jorge Sequeira, e da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, que já foi chefe de Divisão da Cultura da autarquia sanjoanense.
Como informa a DRCC, a exposição “conta a história de 28 mulheres vítimas de violência”, incidindo sobre “mais de 10 as formas de violência contra a mulher testemunhadas em ‘A verdade dói’, num percurso que convida o público a ‘calçar os sapatos’ de cada uma destas mulheres”. Procura-se, assim, “estimular a sensibilização do público para uma das temáticas mais complexas da nossa sociedade”.
Para a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, “receber esta exposição nas nossas instituições culturais é da maior relevância, tanto mais que a DRCC e os serviços dependentes estão representados num conjunto de comissões nacionais de trabalho que têm precisamente como objetivo colocar na agenda pública e social assuntos estruturantes”.

28 Recomendações
107 visualizações
bookmark icon