Hoje, dia 6 de março, pelas 21h30, a Casa da Criatividade recebe “Eu Fui Silêncio”, uma performance musical que mergulha na obra de várias autoras cuja voz foi abafada pela censura e pelo desprezo da sua época. Através de leituras e canções, a cantora Ana Deus e a musicista Marta Abreu recuperam a força da palavra poética, dando-lhe um novo fôlego num espetáculo que cruza literatura e sonoridades eletrónicas.
Com uma abordagem contemporânea, Ana Deus, conhecida pelo seu percurso na música e na exploração vocal da palavra dita, interpreta textos de Natália Correia, Judith Teixeira, Maria Teresa Horta, Maria Almira Medina, Adelaide Monteiro, entre outras autoras que desafiaram os padrões e reivindicaram a sua liberdade de expressão. “Acompanhada pelas composições eletrónicas de Marta Abreu, a performance propõe uma viagem sensorial pela poesia, evocando emoções intensas e questionando o papel da mulher” na literatura e na sociedade.
Num tempo em que a memória e a resistência das palavras se tornam cada vez mais fundamentais, “Eu Fui Silêncio” procura devolver voz a quem foi forçada ao apagamento.. O espetáculo tem uma duração de 60 minutos, é destinado a maiores de três anos e os bilhetes têm um custo de cinco euros.