A Junta de Freguesia de S. João da Madeira quer “dar outra dimensão ao Encontro de Ilustração”, ideia é que passe a realizar-se em anos par.
A Junta de Freguesia de S. João da Madeira quer “dar outra dimensão ao Encontro de Ilustração”, que conta já com 12 edições, não se tendo realizado este ano. Aliás, a ideia é que passe a realizar-se em anos par.
Segundo o Presidente da Junta, Rodolfo Andrade, a autarquia vai também “procurar novas parcerias para valorizar o Encontro e promover uma maior envolvência das associações, da comunidade escolar, do tecido empresarial, do comércio local e dos sanjoanenses”.
A perspetiva da Junta é que a 13ª edição possa realizar-se em 2022, justificando que “não se realizou este ano devido à pandemia”.
Contudo, a edição de 2020 (igualmente sob o véu pandémico), foi até a primeira com prémios monetários, precisamente “pelas dificuldades sentidas pelas pessoas ligadas às artes” no contexto da pandemia, conforme apontava o executivo da altura.
Recorde-se que o designer gráfico Pedro Simões foi o vencedor do concurso Lápis Ilustrado dessa edição.
“Pretendemos que o evento se realize num espaço temporal maior, com as exposições e os eventos mais descentralizados e divulgados para uma maior envolvência dos sanjoanenses”, sustenta agora Rodolfo Andrade, que, sobre o investimento indica a vontade de “reforçar a verba em edições futuras, contando para isso com o apoio da Câmara Municipal e de novos parceiros e patrocinadores”.
Segundo a Junta de Freguesia, trata-te, no entanto, de “algo que ainda não se deverá materializar na próxima edição, mantendo-se a verba prevista em anos anteriores, sobretudo tendo em consideração os constrangimentos financeiros provocados pela pandemia”.