Cultura e Lazer

Encontro Bienal de Ilustração regressa para a sua 15ª edição

• Favoritos: 65


A 15ª edição do Encontro Bienal de Ilustração de S. João da Madeira foi oficialmente lançada prometendo transformar a cidade no epicentro da ilustração contemporânea de 25 de novembro a 1 de dezembro do presente ano.

Enfatizando a missão do EBIS de aproximar a ilustração da população, Rodolfo Andrade afirmou que “este é um dos eventos mais marcantes de S. João da Madeira, pela abrangência e qualidade. Ao longo das 14 edições anteriores, trouxemos artistas de todo o mundo, enriquecendo a cidade e a comunidade”, sendo a ilustração “uma arte particular que, uma vez conhecida, se entranha nos momentos do nosso dia a dia”.
O tema deste ano, “+1,5ºC e perdemos o azul”, reflete a preocupação global com as mudanças climáticas. “Este é um tema emergente que serve para marcar a preocupação com o futuro, permitindo aos artistas dar asas à imaginação e criar trabalhos com impacto social”, explicou o presidente da Junta de Freguesia.

Inovações e expansão: Perspetiva de Adélia Carvalho

Membro da comissão organizadora do EBIS, Adélia Carvalho revelou a estratégia por detrás da transformação do evento numa bienal: “Quisemos olhar para S. João da Madeira e entender como poderíamos implementar este novo modelo.
Encontramos uma comunidade genuína e predisposta a ajudar, o que nos deu coragem para elevar a qualidade do evento”.
Destacando ainda o esforço para tornar a bienal mais inclusiva e acessível, Adélia Carvalho comentou: “Percebemos a necessidade de envolver mais a comunidade e os parceiros, trazendo o evento para o centro da cidade e não mantendo-o num espaço fechado ao público”.
Além disso, foram mencionadas novas parcerias e a ênfase em atividades transversais, como a literatura e a música, para alcançar diversos públicos.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3995, de 4 de julho de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

65 Recomendações
49 visualizações
bookmark icon