Cultura e Lazer

Encontro Bienal de Ilustração inaugurado com a exposição dos trabalhos dos finalistas

• Favoritos: 42


A cerimónia de abertura decorreu na Torre da Oliva, onde foi inaugurada a exposição dos 12 finalistas do Concurso de Ilustração, com 24 trabalhos inspirados na temática “+1,5 °C e Perdemos o Azul”.

Rodolfo Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, sublinhou a importância do evento para a cidade e para a comunidade artística.
“Este evento tem um historial muito forte em S. João da Madeira e continua a crescer. Este ano, começámos com a ilustração espalhada pela cidade, desde as monstras no comércio local até as parcerias com o Novembro Jazz, e agora celebramos o arranque oficial desta semana dedicada à ilustração. É um evento para todos – profissionais, amadores e curiosos – que promove o talento e desafia os participantes a explorar novos limites da arte.”
O Concurso de Ilustração, um dos “momentos altos da bienal”, contou com a participação de 90 trabalhos oriundos de 17 países, incluindo Rússia, Brasil, Espanha, Cuba e Portugal. Quatro dos finalistas são estrangeiros, evidenciando o alcance internacional do encontro.
Adélia Carvalho, curadora do evento, destacou o impacto do tema escolhido para esta edição, reforçando que “O tema ‘+1,5 °C e Perdemos o Azul’ reflete uma preocupação global com as alterações climáticas. Desafiámos os ilustradores a abordarem esta questão de forma criativa, e o resultado são obras inspiradoras e reflexivas. Além disso, reunimos trabalhos já editados que dialogam com esta temática”, oferecendo uma visão abrangente sobre o impacto humano no planeta.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4012, de 28 de novembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

 

42 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
42 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *