Cultura e Lazer

E depois da covid...

• Favoritos: 10


No rescaldo da Covid 19 que, finalmente, começa a permitir o regresso à normalidade, pelo menos, no que diz respeito à realização de eventos com público, deparamo-nos com o início da guerra na Ucrânia. Parece, então, não fazer sentido esse regresso à normalidade quando, tão perto de nós, pessoas como nós, vivem o terror de uma guerra.
Neste contexto, para o mês de março, permitam-me que comece por propor uma visita ao Museu do Holocausto, no Porto. É muito importante que o choque de realidades passadas nos faça saber prevenir o futuro e, neste sentido, o contacto com o que a guerra provocou, talvez nos motive à exigência de que tal não volte a acontecer. Na verdade, o que hoje está a acontecer, é só um sinal que nós, humanidade, não aprendemos com os exemplos do que já vivemos.
Da parte da Academia de Música de São João da Madeira, os próximos eventos serão, também, de protesto e homenagem. Simbolicamente, queremos deixar esse registo e mostrar a nossa solidariedade com o povo ucraniano, não só aquele que neste momento vive a guerra nas suas casas mas todos aqueles que vivem no nosso país e que tão importante contributo têm trazido para as nossas comunidades.
No âmbito das atividades da nossa Academia, no próximo dia 6 de março, às 11h00, o ciclo de concertos AcáMúsica apresenta um concerto dedicado ao Jazz. O Sexteto de Jazz da ESMAE desenvolve um trabalho de exploração musical do jazz de grande nível artístico que, devidamente enquadrado pelos comentários do Prof. Mário Azevedo, oferecerá ao público uma leitura auditiva deste universo. Neste, que queremos seja o palco de todas as Músicas, fazemos a primeira incursão neste género musical, conscientes da enorme qualidade artística e cultural que tem e, também, do enorme interesse que suscita no público. Concerto a não perder!
As reservas podem ser feitas através do endereço secretaria@amsjm.edu.pt
Este mês de março representa, ainda, o regresso aos palcos dos concertos inseridos no Musicatos. Este evento, cuja organização partilhamos com a Câmara Municipal de São João da Madeira, tem já uma longa tradição na oferta cultural local. Com um percurso de 15 anos, retomamos agora com a talentosa pianista Leonor Teixeira, vencedora da Categoria “Melhor Português Júnior B” da última edição do Concurso Internacional de Santa Cecília. O concerto realiza-se no dia 26 de março, às 17h00, no Auditório dos Paços da Cultura.

10 Recomendações
87 visualizações
bookmark icon