Cultura e Lazer

Da mesa à rua: poesia continua a servir e a surpreender

• Favoritos: 27


A 23.ª edição do festival Poesia à Mesa continua a espalhar magia no concelho e a proporcionar degustações poéticas à mesa, como aconteceu na passada sexta-feira à noite, no restaurante ‘A Tal da Pizza’.

A programação do festival continua em força, desde uma Alternativa à 5inta dedicada à poesia na Casa da Criatividade até aos ‘Sábados em Família’, no passado sábado, que envolveram famílias numa sessão de leitura e oficina criativa a partir do livro ‘Versos quase Matemáticos’, de João Pedro Mésseder. O maior momento de envolvimento comunitário do festival Poesia à Mesa aconteceu também nesse sábado, com a já reconhecida Peregrinação Poética, que contou com a direção artística de Marcantonio del Carlo e a participação especial do ator João Reis, assim como dos poetas Rosa Oliveira e João Pedro Mésseder.

Surpresa d’A Tal da Pizza’ recaiu sobre Camões

As degustações poéticas à mesa, além de proporcionarem uma experiência diferente a quem as ouve, também acabam por envolver a comunidade a participar no festival. Foi o caso do restaurante ‘A Tal da Pizza’. Na noite da passada sexta-feira, não foi apenas a voz de Mariana Amorim que se fez ouvir. Convidando o público presente no estabelecimento a dizer poesia, Joaquim Moutinho foi uma das pessoas que se fez ouvir e até houve quem se aventurasse pela primeira vez nos caminhos da poesia.
Numa edição marcada por um mural para homenagear Camões e os poemas de Maria Teresa Horta, a gerência do restaurante ‘A Tal da Pizza’ decidiu dar um contributo adicional para aquela noite de poesia. Nesse sentido, o poeta sanjoanense Rúben Lôpo foi convidado para dar vida e voz a Camões, papel para o qual se vestiu a rigor. “Acho que é de louvar termos este festival todos os anos. Temos imensos eventos culturais na cidade e acho que é isso que eleva o nome de S. João da Madeira em relação a outras cidades ao nosso redor”, declarou Rúben Lôpo, no final da atuação.
Há três anos consecutivos a participar no festival Poesia à Mesa, o gerente d’A Tal da Pizza’ considerou que a iniciativa devia ganhar mais “força” em toda a comunidade. “Somos o único [restaurante] que abraçamos [o festival] com todas as forças que temos. Tentamos, sempre, fazer alguma coisa que faça a diferença na vida das pessoas”, explicou Tiago Campos, em entrevista ao jornal ‘O Regional’. “Quero ter um evento em que a cultura seja aberta para todos, desde exposições até à poesia. Tentamos abordar o tema da poesia para que este seja abrangente a várias pessoas ligadas às artes”, afirmou. A ideia de introduzir Camões serviu exatamente para envolver a comunidade, o público e, adicionalmente, para tornar a noite ainda mais “agradável”. “Tento incentivar a união de todos [os envolvidos] para estarmos juntos”, assegurou Tiago Campos, concluindo: “Foi uma noite memorável.”

27 Recomendações
945 visualizações
bookmark icon