A historiadora de arte Catherine David, conceituada curadora francesa, vai estar em S. João da Madeira para apresentar uma comunicação sobre Arte Bruta e Arte Contemporânea, no sábado, 3 de junho. O seu nome está ligado a instituições culturais de prestígio internacional, como o Centro Georges Pompidou, em Paris, ou o Centro de Arte Contemporânea Witte de With, em Roterdão.
Tendo lecionado na Universidade Humboldt, em Berlim, Catherine David tornou-se, em 1997, a primeira mulher a assumir a curadoria da X Documenta de Kassel, uma das maiores e mais importantes exposições da arte contemporânea internacional que ocorre a cada cinco anos.
A exposição “Teatro Anatómico”, no âmbito da qual se insere a comunicação a realizar por Catherine David, analisa as relações entre a cultura visual, a antropologia e as políticas do corpo, a partir da coleção Treger Saint Silvestre, um importante acervo artístico centrado na arte bruta, acolhido no CAO em regime de depósito de longa duração.
A comunicação de Catherine David será em inglês e a participação requer inscrição através de formulário online acessível a partir do site sendo necessária a aquisição de bilhete de entrada (3 euros).