Apontado como um importante instrumento da política cultural sanjoanense, o Festival Literário Poesia à Mesa 2025 foi apresentado à comunicação social no início desta semana, numa sessão promovida pela Câmara na Biblioteca Municipal Renato Araújo. O evento, que decorre no mês de março, “insere-se numa estratégia do município de S. João da Madeira de promoção do livro, da leitura e da cultura”, afirmou o presidente da edilidade, Jorge Vultos Sequeira, reafirmando a intenção de “levar a poesia a todos os pontos da cidade”.
Mantendo aquelas que são as suas “marcas fundamentais” – como a declamação em restaurantes e fábricas e a realização de atividades como a Peregrinação e o Serão Poético –, este ano o festival também se apresenta em livro, já que está previsto o lançamento de uma publicação municipal que reúne grandes momentos das primeiras duas décadas deste evento que se iniciou em 2003. “Muitos poetas foram homenageados e vamos compilar essa memória”, revelou o presidente da Câmara.
À semelhança do que o Município fez em relação ao festival de teatro da cidade, o objetivo é preservar “para memória futura” as marcas de cada uma das edições da Poesia à Mesa e o trabalho desenvolvido nesse âmbito em prol da divulgação de mais de uma centena de autores de língua portuguesa e da sua obra. Para o autarca, trata-se de uma publicação “muito aguardada”, que constituirá mais um veículo para levar a poesia ao encontro das pessoas.
A referência aos 500 anos do nascimento do maior nome da literatura portuguesa é outra das novidades do Festival Poesia à Mesa 2025. “Para assinalar esse facto, nós decidimos realizar um mural na cidade com um poema de Luís de Camões”, anunciou o autarca sanjoanense, adiantando que a obra de arte urbana será concretizada na fachada de um edifício municipal de habitação, localizado na zona de Fundo Vila, nas proximidades da escola do 1.º ciclo local.
As palavras dos poetas invadem a cidade
Voltando a ter José Condessa e José Fanha como comissários, o Festival Poesia à Mesa decorre este ano entre os próximos dias 1 e 23 de março, homenageando seis grandes nomes da literatura de língua portuguesa: Carlos Eurico da Costa, Conceição Lima, Francisca Camelo, João Luís Barreto Guimarães, João Pedro Mésseder e Rosa Oliveira. Impressa em aventais, toalhetes de mesa, receituários e lápis, a sua poesia irá protagonizar uma “invasão poética da cidade”. como referiu o presidente da autarquia, na apresentação do evento.
Nessa sessão, também estiveram presentes Carla Relva, diretora da Biblioteca Municipal, e Patrícia Correia, do Gabinete de Apoio à Presidência, que fazem parte da equipa que coordena o Festival Poesia à Mesa e que se referiram, mais em pormenor, ao programa desta 23.ª edição do evento, que percorre restaurantes, fábricas, lares, centro de saúde, farmácias, escolas, espaços públicos e equipamentos culturais, aproximando-se das pessoas. Para isso, o Município definiu um orçamento de 35.000 euros, verba que não inclui a edição do livro do evento e a execução do mural de homenagem a Camões.
Participação do ator João Reis e do músico e produtor Tozé Brito
A um de março, primeiro dia da edição deste ano, a Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro “A Gramática das Imagens”, de Margarida Negrais, acompanhada de um manifesto musical dedicado à sua poesia, interpretado pela violoncelista Fátima Neto. A sessão será conduzida por Cristina Marques, professora e crítica literária, que tem mantido uma relevante colaboração no evento, designadamente no que se refere à Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses e ao concurso Poesia na Corda.
Na noite de seis de março, a Casa da Criatividade acolhe uma sessão especial do “Alternativa à 5inta”, com “Eu Fui Silêncio”, performance musical em torno de poemas de mulheres como Natália Correia e Maria Teresa Horta – falecida no início deste ano e que foi uma das homenageadas do Festival Poesia à Mesa em 2024 - , que, antes do 25 de Abril, “lutaram para que a sua voz fosse ouvida”.
A “Peregrinação Poética” – “o maior momento de envolvimento comunitário” do evento, de acordo com a organização - conta, este ano, com a direção artística de Marcantonio del Carlo e a participação especial do ator João Reis. A iniciativa está prevista para o espaço público da cidade, no dia oito de março, pelas 16h00.
A escritora, crítica literária e professora Rita Taborda Duarte é a convidada do “Poetizando” deste ano, marcado para 14 de março, na Biblioteca Municipal. No dia seguinte, na Casa da Criatividade, realiza-se o “Serão Poético”, com o cantor, letrista, compositor e produtor Tozé Brito e a jornalista e radialista Inês Meneses. A mesma sala de espetáculos acolherá o espetáculo “Um secreto regresso por Jacarandá”, que se vai realizar no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, com a participação de Pedro Lamares e Ana Dias (harpa, guitarra portuguesa e kalimba).