“Encontro Musical de Afetos”. Foi este o tema do concerto que no passado dia 1 de março uniu, no auditório do Centro Cultural de Investigação do Funchal, na Madeira, as vozes do coro da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP) de S. João da Madeira e do Coro de Câmara da Madeira.
Com harmonias envolventes e uma apresentação singela, a comitiva sanjoanense, composta por cerca de 40 elementos, encantou o público presente, mas a atuação do grupo do Continente foi para além da atuação musical. O coro da ASSP enriqueceu o espetáculo com declamações de poesia e um desfile de chapéus, que também serviu para promover e divulgar o concelho de S. João da Madeira e sua indústria, especialmente reconhecida por esse acessório e pelo calçado. “O balanço é extremamente positivo. Não só pela interação que permitiu entre os dois coros, a experiência partilhada, o convívio, mas também como forma de promover e divulgar a cidade e as suas principais atividades industriais”, explicou Rui Maia, presidente do Coro ASSP.
Para além do “Encontro Musical de Afetos”, o coro de S. João da Madeira também teve uma participação especial na missa de Ação de Graças, na Sé do Funchal, presidida pelo Bispo local, D. Nuno Brás.
Aproveitando a visita à Madeira, e numa vertente mais lúdica, ao longo de três dias, o grupo sanjoanense teve oportunidade para visitar vários pontos turísticos da ilha, mergulhar na sua história e desfrutar da sua gastronomia. Uma imersão cultural que enriqueceu a experiência deste coro de S. João da Madeira.
Elisa Rodrigues