Música

Coro atuou pela primeira vez na cidade

• Favoritos: 86


O coro da ASSP – Associação de Solidariedade de Professores – Delegação de S. João da Madeira - apresentou-se pela primeira vez em concerto na cidade. O coro sanjoanense andará em digressão, entre 6 e 10 de julho, em Roma.

O evento realizou-se no Centro de Arte da Oliva, no último sábado à noite, e proporcionou, a quem assistiu, “uma imersão na Arte com Arte – A arte como expressão plástica acolheu a arte do canto polifónico”, explicou Teresa Margarida Brandão, docente e associada do coro, a ´O Regional’.
Com orientação desde novembro de 2022 da maestrina e professora Ana Paula Oliveira (entrevistada na última edição de ´O Regional'), o coro envolve professores aposentados e outros que ainda se encontram no ativo, bem como elementos da sociedade sanjoanense com ocupações diversas.
O coro recebeu neste seu “debut” o coro italiano MarAlto, sob a batuta da maestrina Juliana Oliveira, natural de S. João da Madeira, e radicada em Itália há vários anos.
O espetáculo iniciou com uma breve resenha sobre o coro anfitrião, a cidade, a sua história e a narrativa da antiga metalúrgica Oliva, instalações que receberam o evento, uma apresentação realizada em português e em italiano, “como forma de cortesia e inclusão dos convidados”.
Coube ao coro anfitrião as honras de abertura com quatro músicas portuguesas, que “rapidamente mobilizaram a assistência a participar e a sentir-se acolhida e incluída”. De seguida, a atuação do coro convidado “entoou” músicas portuguesas e brasileiras. A finalizar, os dois coros “afinaram juntos” as suas vozes e “cantaram em conjunto”.
“Num curto espaço de tempo, com muito empenho, dedicação e entrega o grupo coral da ASSP, tem conseguido evoluir e fazer progressos consideráveis que de início pareciam quase impossíveis de alcançar”, reafirmou Ana Paula Oliveira, a ´O Regional’. Acompanhada do conhecimento que “há muito para fazer e que o caminho é longo”, acrescenta com segura que estão todos no “trilho certo” e a dar o melhor sempre com vontade e determinação e muito entusiasmo.
De salientar que o coro sanjoanense vai atuar em Roma, numa digressão entre seis e 10 de julho, como deu conta na última edição ‘O Regional’.
Além de cantar com o coro MarAlto, “levando o nome da cidade de S. João da Madeira, a força das suas gentes e de todos os seus antepassados, que a todos deram a vida que hoje anima cada um dos participantes”, revela ainda Teresa Margarida Brandão.
O espetáculo contou com a presença de vários elementos do município.

86 Recomendações
431 visualizações
bookmark icon