No final da projeção de “Onde fica a casa do meu amigo?”, realiza-se uma tertúlia sobre esta iniciativa cultural que presta homenagem aos artistas, às mulheres e a todas as pessoas que são perseguidas e reprimidas no Irão.
“Onde fica a casa do meu amigo?” foi o título que projetou internacionalmente o realizador iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016). Nesta quinta-feira, 9 de novembro, às 21h15, o filme vai ser projetado no auditório dos Paços da Cultura, no encerramento do ciclo dedicado ao cinema do Irão promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e pelo Cine Clube de Arouca, numa homenagem aos artistas, às mulheres e a todas as pessoas que são perseguidas e reprimidas pelo regime desse país.
Conceituado cineasta, Kiarostami foi distinguido com diversos prémios por vários dos seus filmes, destacando-se algumas das principais distinções em festivais europeus de referência, nomeadamente a Palma de Ouro do festival de Cannes, o Leão de Ouro do festival de Veneza e do Leopardo de Honra do festival de Locarno.
Um dos seus filmes mais premiados é, precisamente, “Onde fica a casa do meu amigo?”, apontado como aquele que projetou internacionalmente o seu nome. Trata-se de uma história simples, mas marcante, que decorre em torno da amizade entre duas crianças, em que o pequeno Ahmed abraça a "missão" de devolver um caderno a um colega de escola, para permitir que ele faça os trabalhos de casa e evite, assim, ser punido com um castigo muito severo.
Testemunho de cineasta iraniano
No final da projeção, o testemunho de um cineasta natural desse país - Javid Sobahni, que integra a Iranian Youth Cinema Society - dará o mote para uma tertúlia sobre o filme e sobre este ciclo de cinema promovido pela Câmara Municipal que presta homenagem aos artistas, às mulheres e a todas as pessoas que são perseguidas e reprimidas no Irão.
Este ciclo decorre nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, com entrada gratuita, mediante bilhete obtido online na BOL ou nos seguintes locais: Torre da Oliva, Paços da Cultura, Worten S. João da Madeira, FNAC ou CTT.