Cultura e Lazer

Centro de Arte promove Exposição Anual de alunos e anuncia nova galeria de fotografia

• Favoritos: 66


No sábado, dia 1 de julho, foi inaugurada a Exposição Anual dos alunos do Centro de Arte de S. João da Madeira, nos Paços da Cultura. O evento contou com a participação de 33 alunos e representou o culminar de um ano de formação e trabalho.

Com 37 anos de existência, o Centro de Arte é conhecido pela sua formação artística e galerias de exposição. A exposição anual foi uma oportunidade para os alunos partilharem o resultado do seu trabalho com o público e receberem reconhecimento pelo esforço dedicado ao longo do ano, sob a orientação dos professores.
Durante a inauguração, Aníbal Lemos, diretor do Centro de Arte, destacou a diversidade dos participantes, que abrangem diferentes faixas etárias. “Com uma aprendizagem constante, isto é o culminar de um ano de formação, algo muito heterogéneo, que engloba pessoas de várias idades”. A exposição representa um momento de exposição para aqueles que frequentam o centro, que lhes proporciona a oportunidade de expor e partilhar as suas criações artísticas.
Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, congratulou o Centro de Arte pela iniciativa, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pelos professores e a relevância da exposição para incentivar os artistas a continuarem a sua jornada criativa, “a criação artística é um ato de partilha e portanto o Centro de Arte e o município proporcionam aos alunos do Centro de Arte, este momento expositivo para que, justamente, os seus trabalhos sejam reconhecidos, para que haja esta partilha e o incentivo para continuar”, segundo Jorge Vultos Sequeira.
O momento de partilha artística alavancou também oportunidade para anunciar uma novidade para a cidade. Segundo o Presidente Jorge Vultos Sequeira, o Centro de Arte está empenhado na abertura de uma galeria permanente de fotografia no complexo da Oliva Creative Factory, no topo do edifício onde o próprio centro se encontra instalado. Já estão em andamento os trabalhos para formalizar esse acordo, que contará com a curadoria do diretor do Centro de Arte, Aníbal Lemos, “vamos formalizar esse acordo mas já estão a ser dados passos para que tenhamos na cidade uma galeria de fotografia permanente”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal. Essa iniciativa visa enriquecer o quarteirão cultural da Oliva Creative Factory, proporcionando mais uma opção cultural para os visitantes da cidade e fortalecer a conexão entre a fotografia, a arte contemporânea e a arte bruta.
A nova galeria de fotografia, segundo o presidente da Câmara Municipal, representará um passo significativo para S. João da Madeira, atraindo públicos diversos e enriquecendo o cenário cultural local. A iniciativa promete fortalecer o compromisso do Centro de Arte e do município com a promoção e valorização da arte e da cultura na região.

 

66 Recomendações
188 visualizações
bookmark icon