Decorreu, no Centro de Arte Oliva (CAO), a apresentação do catálogo da exposição “A Revolução na Noite”, que esteve patente ao público entre 21 de outubro de 2023 e o início deste mês de junho, nesse equipamento cultural de S. João da Madeira.
Essa exposição foi concebida a partir de uma selecção de obras pertencentes a três colecções: a Colecção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima e a Colecção de Arte Bruta e Outsider Treger Saint Silvestre - ambas sediadas no CAO - e a Coleção Millennium bcp, no quadro do apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.
Com os colecionadores José Lima, António Saint Silvestre e Richard Treger na “plateia”, a apresentação do catálogo de “A Revolução da Noite” incluiu uma conversa com Ana Anacleto, curadora do projeto, Joana Machado, designer da exposição e do catálogo, e Andreia Magalhães, diretora artística do CAO.
Antes desse momento, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, agradeceu à Fundação Millennium bcp “por ter tornado possível” ª concretização de “A Revolução na Noite”, considerando “muito importante” o apoio mecenático dessa entidade ao CAO.
Depois de enaltecer também o papel dos colecionadores, o autarca pronunciou-se sobre o catálogo, afirmando que é ele mesmo “é uma obra de arte”, que “permite registar, para memória futura, qual foi a narrativa da exposição”. Jorge Vultos Sequeira destacou ainda o trabalho da curadora de “A Revolução na Noite”, Ana Anacleto, que “conseguiu conjugar múltiplas linguagens de forma tão poderosa e tão original”.
Igualmente presente na sessão, António Monteiro, presidente da Fundação Millennium bcp, realçou a relação de confiança mantida com o Município de S. João da Madeira - traduzida no acordo de mecenato estabelecido entre as duas entidades para apoio à atividade CAO -, tendo elogiado a qualidade das coleções Norlinda e José Lima e Treger Saint Silvestre.
Segundo informação do CAO, “A Revolução na Noite” desafiou os visitantes a “explorarem a influência dos sonhos, o papel do mundo onírico, a mitologia, a cultura popular, a psicanálise, a poesia e outros elementos na criação artística e na visão do mundo”.