Cultura e Lazer

Banda Marcial do Vale vence primeira categoria

• Favoritos: 38


Com 351 pontos, a banda de Santa Maria da Feira arrecadou o primeiro lugar e o primeiro prémio na primeira categoria.

Foi no passado dia 20 de julho que a Associação de Cultura e Recreio da Banda Marcial do Vale atuou no Palau de la Música no 136 no Certamen Internacional de Bandas de Música Ciudad de Valencia. Com 351 pontos, a banda de Santa Maria da Feira arrecadou o primeiro lugar e o primeiro prémio na primeira categoria.
Neste que é “um dos concursos de bandas de música mais prestigiados do mundo”, a participação da Banda Marcial do Vale conseguiu o “feito” de ser a segunda banda portuguesa a conquistar o galardão da primeira categoria no Certamen Internacional de Bandas de Música Ciudad de Valencia. “Ao alcançar este prémio, a Banda Marcial do Vale leva o nome da humilde freguesia do Vale, do concelho de Santa Maria da Feira e de Portugal, além-fronteiras”, afirmou o presidente da direção da banda, Nuno Costa. “A Banda Marcial do Vale, com 111 anos de história, tem vindo a desenvolver um percurso de resiliência e determinação; um caminho marcado pelo trabalho árduo dos seus músicos, maestro e direção, onde, por vezes, faltam os apoios necessários à ambição que possuem”, acrescentou.
O projeto está sustentado na escola de música da banda, que conta com um corpo docente “altamente especializado”, e na banda juvenil, que faz a transição entre a parte académica e a banda principal. Segundo Nuno Costa, este é um projeto de médio e longo prazo que “serve a comunidade” e que “pretende ser uma referência no meio envolvente”. “Este prémio é o reconhecimento do investimento na formação dos seus jovens, consistência e esforço dedicado a um projeto, onde aquilo que os une é a música e a paixão que nutrem pela nobre associação que representam”, considerou o presidente da direção da coletividade.
Até ao momento, a Banda Marcial do Vale já conquistou vários galardões. Em novembro de 2015, participou no 2.º Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D’Ouro, realizado no Europarque, onde obteve o primeiro lugar e o primeiro prémio na 2.ª categoria da competição. Em julho de 2016, participou no III Certamen Internacional de Bandas de Música ‘Armónico Toro’, no qual obteve o segundo prémio na 1.ª categoria. Ainda no mesmo ano, no mês de novembro, obteve o quinto prémio do 3.º Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.
Já em novembro de 2017, obteve o quarto prémio do 4.º Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga e, em dezembro do mesmo ano, o segundo prémio do 4.º Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D’Ouro. Em novembro de 2019, obteve o quinto prémio do 6.º Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga. Em 2022, a Banda Marcial do Vale participou na 48.ª edição do Certamen Internacional de música de Villa de Altea, onde arrecadou o segundo prémio.

38 Recomendações
226 visualizações
bookmark icon