Cultura e Lazer

Arouca, S. João da Madeira e o cinema projetados na Casa da Criatividade

• Favoritos: 9


Arouca e S. João da Madeira trocam sinergias num festival de cinema. Pela terceira vez, a pré abertura do Arouca Film Festival decorreu em S. João da Madeira.

Decorreu na passada quinta-feira (dia 8), na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, a pré abertura da 20ª edição do Arouca Film Festival. O festival de cinema é organizado pelo Cine Clube de Arouca, responsável pela curadoria do projeto sanjoanense Cine S. João.
O diretor do festival, João Rita, salientou que é no momento em que entra na sala “ao ver as cadeiras praticamente todas preenchidas” que a sua equipa pode sentir-se realizada.
A nossa equipa de trabalho atingiu o objetivo”, frisou, vincando a importância do público e destacando a “sensibilidade cultural” dos sanjoanenses, o que faz com que “nesta cidade praticamente tudo resulte” no setor da cultura.
O responsável lembrou ainda que o evento “levou um ano a ser programado”.
João Rita salientou a presença do realizador espanhol, mostrando-se “honrado” com o seu envolvimento no festival português.
O Presidente da Câmara, Jorge Sequeira, vincou o «trabalho conjunto” dos dois municípios, no seio da Área Metropolitana do Porto e da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, “muito importante” para ambos os territórios.
No entender do edil sanjoanense, há uma «grande amizade e grande cumplicidade” entre os dois concelhos, sendo mesmo uma “ligação fraternal”, reforçada pela circulação de pessoas, nomeadamente de Arouca para S. João da Madeira.
Assim, a “história impressionante” e a “gastronomia extraordinária” daquele concelho são também fatores que levam o autarca de S. João da Madeira a sentir-se “muito honrado” por receber o festival de cinema de Arouca.
Por sua vez, a Presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, elogiou a “grande equipa que tem desenvolvido, ao longo destes anos, o Arouca Film Festival”.
Fico muito satisfeita por esta pré abertura se fazer num concelho que tem esta relação já longa e muito profícua” com Arouca, referiu a autarca, considerando que a “relação intermunicipal é excelente”, pois permite “passar a outros patamares”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 15 de setembro
ou no formato digital, subscrevendo a assinatura

9 Recomendações
74 visualizações
bookmark icon