Uma história de amor e vingança, a trama de Alto Avelar, de Verónica Pereira, gira em torno de Mateus Guerreiro, um jovem de origens humildes marcado pela tragédia da perda do pai, cuja morte está ligada à poderosa família Marinho de Avelar.
No passado sábado, dia 7 de dezembro, a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, com a casa cheia e uma plateia cativada pela eloquência da autora e pela força das palavras, acolheu a apresentação do romance “Alto Avelar”. O evento, que reuniu entusiastas da literatura e curiosos, destacou “a profundidade de um enredo que combina amor proibido, dilemas morais e uma viagem emocional às complexidades da alma humana”.
O enredo desenvolve-se entre o desejo de vingança e a força do amor, levantando questões universais. “Poderá a paixão justificar o perdão? E até onde se deve ir em nome de um sentimento que desafia todas as convenções sociais?” Segundo Verónica Pereira, a narrativa coloca o leitor no centro dessa problemática, mostrando como as emoções humanas são tanto o motor das grandes escolhas como o seu maior entrave.
Na apresentação, a autora partilhou as suas motivações e inspirações, destacando a esperança como tema central. “A esperança, como tudo na vida, é uma ilusão. Mas faria sentido viver sem ilusões? É a possibilidade de tornar um sonho realidade que nos dá força nos momentos mais difíceis”, afirmou.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4014, de 12 de dezembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/