Música

Agenda cultural

• Favoritos: 149


O mês de março, na Academia de Música começa com o concerto do Ciclo AcáMúsica, no próximo dia 5 de março, às 11h00 com o grupo de música de câmara Douro Quintet

O Douro Quintet é um agrupamento de sopros constituído por grande s talentos do nosso panorama musical nacional. É formado pelo flautista Adriano Sabença, André Santos, fagotista e professor de fagote na AMSJM, a oboísta Andreia Pereira, o clarinetista Daniel Monteiro e o trompista Marco Costa.
O Quinteto de Sopros está para os sopros como o Quarteto de Cordas está para os instrumentos de cordas. É, provavelmente, a formação mais tradicional nos instrumentos de sopro e o reportório escrito para esta formação é vastíssimo. À semelhança do Quarteto de Cordas, embora este com uma tradição mais antiga, a escrita para este agrupamento assemelha-se à escrita para uma unidade, mais do que para um conjunto de instrumentos que toca junto. Formado por um quarteto de sopros da família das madeiras, associa-se a trompa, como instrumento de metal que faz a ligação tímbrica entre os diferentes instrumentos formando um equilíbrio sonoro quase perfeito. Para o concerto de dia 5, o reportório escolhido, curiosamente, é dedicado à ópera. Neste caso, ópera não cantada, que transportará o público, ainda mais, para a riqueza musical deste género e o seu caráter programático.
Depois, o 3º Concerto de Solistas deste ano letivo, apresenta os alunos da Academia que mais se destacaram no trabalho de dedicação à prática do seu instrumento. Este é um prémio a essa dedicação, integrando estes alunos em contextos de exigência performativa que acompanhará, muitos deles, no seu percurso artístico, ao longo da vida. É, também, uma oportunidade para o público acompanhar o progresso destes jovens músicos e, com os seus aplausos, dar-lhes o incentivo e motivação para continuarem este percurso de grande exigência mas, em especial, de grande realização pessoal.

149 Recomendações
153 visualizações
bookmark icon