Livros

Adão Cruz publica “Contos do ser e não ser”

• Favoritos: 22


“Contos do ser e não ser” é a mais recente obra do médico e escritor Adão Cruz, compilando dezenas de contos, “entre alguma ficção e uma quase total realidade”, conforme se lê no próprio livro.

A obra, da Editora Europa, reúne “histórias do passado do autor como médico em Portugal e em tempos de Guerra Colonial na Guiné”, um contexto no qual trabalhou Adão Cruz.
São “relatos bem-humorados do dia a dia no Porto com um olhar atento às mudanças físicas, de humor e de perspetiva, devido ao passar do tempo, das terceira e quarta idade”, contos de uma época “em que era obrigatório sonhar” e “reflexões acerca do ser único e absoluto, criador do Universo”, conforme se pode ler na contracapa da obra.
O autor de “Contos do ser e não ser” é natural do concelho de Vale de Cambra, onde nasceu há mais de oitenta anos. Licenciou-se em medicina e cirurgia na Universidade do Porto.
Tem doze livros publicados, nos géneros de poesia, contos, pintura e cardiologia, contando com colaborações em jornais, revistas e blogues.
Além de escritor e médico, Adão Cruz pinta, desde os anos 80, contando com exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. Também ilustrou capas de livros e tem quadros da sua autoria em sete países.
Ao longo do seu percurso profissional foi, além de médico na Guerra Colonial na Guiné, médico generalista em Vale de Cambra, assistente hospitalar de cardiologia graduado em chefe de serviço e “um dos médicos cardiologistas pioneiros na técnica Eco-Doppler em Portugal” (exame não invasivo).

22 Recomendações
203 visualizações
bookmark icon