Música

Abril na Académia de Música

• Favoritos: 140


As atividades do período Pascal na Academia de Música de S. João da Madeira são, por tradição, muito intensas.

No dia 2 de abril, no AcáMúsica, o Diptyque Duo, formado pelo trompetista António Silva e pela pianista Ana Sousa, apresenta um programa dedicado a obras de compositores americanos para esta formação. Uma oportunidade única de apreciar a versatilidade musical e técnica de um instrumento que acompanha a história da humanidade desde o seu início: o trompete.
Este é um período do ano letivo em que alunos e professores procuram explorar desafios diferentes da prática regular das atividades letivas. É assim que surge o Soundpainting. Este projeto consiste na exploração de uma linguagem gestual de composição em tempo real, criada e desenvolvida desde 1974 por Walter Thompson músico, compositor e pedagogo.
No dia 7 de abril, às 12h00, sob orientação do professor Nuno Peixoto, será apresentado o trabalho final do trabalho dedicado a esta linguagem que procura fazer a ligação entre uma orquestra do tipo clássico e um ensemble de improvisação livre. Os criadores, liderados pelo soundpainter, criam e influenciam a improvisação individual de cada participante levando à criação artística de um trabalho de grupo.
No dia 14 de abril, às 18h00, o maestro André Granjo lidera o concerto que encerra o V Estágio de Orquestra de Sopros da AMSJM. Com uma longa experiência no trabalho com orquestras juvenis, André Granjo colocará em prática, com alunos oriundos da nossa Academia, de outras Escolas e Bandas de Música, essa experiência e daí, resultará a preparação de um reportório que, com certeza, será apreciado pelo público que encherá o Auditório Marília Rocha.
No dia 27, às 18h30, pela 4ª vez este ano letivo, será dada oportunidade aos alunos que mais se destacaram na dedicação e estudo do seu instrumento musical. Com os Concertos de Solistas a Academia atribui um prémio aos seus alunos mais merecedores e proporciona à comunidade educativa e ao público em geral a oportunidade de ouvirem música de qualidade sob interpretação daqueles que poderão vir a ser futuros instrumentistas de sucesso.
No dia seguinte a AMSJM, com o inestimável apoio da sua Associação de Pais, organiza uma noite dedicada ao fado após um workshop, ministrado pelos músicos Lino Lobão (viola de fado) e Márcio Silva (guitarra portuguesa).
“Isto é Fado”, inicia-se com um jantar temático (20h00) a que se seguirá um concerto. Mafalda Campos Leite, professora da Academia, junta-se a Lino Lobão e Márcio Silva para uma noite que deixará memórias de boa música e de convívio entre todos. Será no dia 28 de abril nas instalações da AMSM.
Muitos e bons motivos, neste mês de abril, para o público sanjoanense conhecer a sua Academia de Música, ao som de música muito eclética e de qualidade superior.

140 Recomendações
213 visualizações
bookmark icon