Cultura e Lazer

Abertas candidaturas ao Prémio Literário João da Silva Correia

• Favoritos: 59


Concurso promovido pelo município de S. João da Madeira.

Decorre, até ao dia 31 de janeiro de 2023, o prazo para envio de originais concorrentes à edição de 2022 do Prémio Literário João da Silva Correia, lançado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira para distinguir obras poéticas em língua portuguesa.
Este concurso visa promover a criação literária portuguesa, identificando e premiando novos talentos da literatura, dando-lhes a oportunidade de verem a sua obra publicada. Lançado em 2006, o prémio tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance "Unhas Negras".
À semelhança da anterior edição, o júri inclui o embaixador, diplomata, escritor e poeta Luís Castro Mendes – Ministro da Cultura entre abril de 2016 a outubro de 2018 –, o poeta e escritor de literatura infanto-juvenil, José Fanha, um dos comissários do Festival Poesia à Mesa, e ainda um representante da editora Âncora, com quem o Município de S. João da Madeira mantém, há largos anos, uma parceria na edição dos livros do Prémio João da Silva Correia.
O vencedor é distinguido com a garantia da publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira da Câmara Municipal de S. João da Madeira nos custos da respetiva edição, até ao limite de 3.000 euros. “O grilo no supermercado”, de José Pedro Alves Moreira, foi a obra premiada na anterior edição deste concurso literário, registando-se também uma menção honrosa para “Criação de estrelas mortas”, de Ana Maria Carvalho Pinheiro Vieira.
As normas do Prémio Literário João da Silva Correia 2022 podem ser consultadas no site da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (www.biblioteca.cm-sjm.pt), serviço que operacionaliza esta iniciativa cultural.

59 Recomendações
468 visualizações
bookmark icon