CTCP apoia a prototipagem

CTCP apoia a prototipagem

O CTCP criou um novo espaço de apoio à prototipagem, onde os criadores podem encontrar apoio no desenvolvimento de protótipos e coleções de amostras.

No Shoe FabLab os criadores podem encontrar apoio no desenvolvimento de protótipos e coleções de amostras

Um espaço de aprendizagem experimental de cocriação para formação, inovação e aceleração de novas ideias, produtos e negócios. Esta estrutura estende-se a uma rede profissional de pequenos fabricantes e artesãos, que pretende dar a resposta a marcas emergentes com protótipos, produção de amostras e produção de pequenas séries, na área de calçado e marroquinaria.
Localizado nas instalações do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em S. João a Madeira, o Shoe FabLab está dotado de ferramentas que permitem realizar as seguintes tarefas: modelação (Sistema de CAD), corte, costura, montagem, acabamento e embalamento.
Neste espaço, para além da prototipagem, os interessados têm acesso a serviços de laboratório, materiais e possíveis fornecedores, bem como suporte especializado durante a realização de cada projeto. Este é também um espaço de Demonstração de tecnologias disruptivas e engenharia de produtos e processos e apoio à investigação e desenvolvimento de novos produtos.
O CTCP está a criar uma rede de parceiros que e permitirá apoiar diferentes tipologias de projetos, consoante o tipo de sapato (senhora, homem e criança) e o tipo de construção (Colado, Pratick, Strobel, Goodyear, etc.).
Neste espaço já promovemos várias iniciativas (workshops, oficinas, formação) onde os criadores produziram pelas suas próprias mãos os seus protótipos. Pode consultar os protótipos já desenvolvidos AQUI.

Testemunhos dos criadores

“A nível profissional foi muito importante. Sou controlador de qualidade há cerca de 1 ano e meio . Ter noção do principio ao fim da criação de um sapato, desde a ideia até ao embalamento respondeu-me a questões e fez-me encaixar conceitos que me ajudarão a ser muito melhor profissional por estar melhor preparado e informado”
Mauro Moreira, controlador de qualidade – calçado (participante oficina High-end Shoe)

 

“As oficinas promovidas pelo CTCP permitem-nos crescer como profissionais que pretendem ingressar no setor do calçado. Ficamos com uma visão mais alargada de todos os processos e da complexidade que é “dar vida” aos sapatos que idealizamos. Dá-nos ferramentas que nos permite ser capaz de, por um lado, os sabermos conceber e por outro lado criarmos modelos que sejam concebíveis”.
Maria Inês, designer de calcado (participante na Oficina fit2comfort)

Próximos eventos

Dia aberto/ 24 horas de prototipagem esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of