Crianças “surpreendidas” com plástico e lixo na água da piscina

Crianças “surpreendidas” com plástico e lixo na água da piscina

Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, pelas 10h00, terá lugar, no clube HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, na cidade de Lourosa, em Santa Maria da Feira, uma ação de sensibilização para os efeitos da poluição dos plásticos nos oceanos e o seu impacto na degradação do ambiente marítimo.
Com o mote “A água é vida”, esta iniciativa resulta de uma parceria entre a escolaglobal®, instituição de ensino em Santa Maria da Feira, com o HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, e pretende, através de uma ação de grande impacto, alertar a comunidade escolar e a população para a importância de ações do dia-a-dia que se traduzam na redução dos plásticos.
Para esta experiência, a escolaglobal® vai convidar cerca de 100 alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade a participar numa ação de sensibilização inserida nas comemorações do Dia Mundial da Água. Contudo, sem quaisquer expectativas e com o fator surpresa, os alunos vão encontrar a água da piscina coberta com lixo. Este será o primeiro contacto com o ambiente poluído.
Durante aproximadamente uma hora, através de diversas atividades aquáticas, os alunos vão poder vivenciar algumas das dificuldades sentidas pelos animais perante a poluição que afeta os nossos oceanos. A experiência termina com a recolha, por parte dos participantes, de todos os resíduos plásticos presentes na piscina.
A iniciativa tem como objetivo promover atitudes proativas, através da mudança de comportamentos, na proteção do ambiente e dos oceanos, bem como no combate à propagação deste flagelo.
“Os plásticos constituem entre 60 a 80% do lixo marinho e são atualmente considerados como o principal problema de poluição marinha, representando uma grande ameaça para os organismos marinhos. Entender os efeitos negativos da poluição do plástico nos oceanos e mostrar que não é preciso fazer uma mudança radical nos hábitos do dia-a-dia para começar a ‘desplastificar’. Queremos assinalar o Dia Mundial da Água com a concretização de uma ação de sensibilização diferente, em que as nossas crianças vão estar nas mesmas condições que uma criatura marinha que tem de nadar num mar de plástico. A nossa mensagem visa educar, sensibilizar e despertar não só a comunidade escolar, como também todos os portugueses para este problema, através da gravação de um vídeo que possa tornar-se viral e mudar os hábitos das pessoas”, refere Nuno Moutinho, diretor-geral da escola.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of