Centro Médico da Praça já pode fazer testes à Covid-19 pelo SNS

Centro Médico da Praça já pode fazer testes à Covid-19 pelo SNS

A Oliva Creative Factory dispõe já de um centro de rastreio à Covid-19. Chama-se covid-drive, uma estrutura que, desde ontem, permite a realização de testes ao coronavírus sem que os utilizadores saiam do carro, e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde.

O Laboratório de Análises Clínicas do CMP, único na região, recebeu esta semana autorização para a realização de testes de despistagem à Covid-19, pelo Serviço Nacional de Saúde. “Após cumpridas certas exigências regulamentares, que passaram por uma validação técnica do nosso Laboratório de Biologia Molecular pelo Instituto Ricardo Jorge, de Lisboa, a ARS Norte, de imediato, enviou-nos a autorização para a realização do Covid-19, para os postos de colheitas solicitados”, garantiu o Administrador do CMP, Fausto Sá.
A colheita é realizada em modelo Drive Thru, ou seja, com o utente dentro do veículo. O CMP, em colaboração com a Câmara Municipal e com os Bombeiros, montaram o centro de rastreio na Oliva Creative Factory para dar resposta tanto em termos da pesquisa do vírus (antigénio), como de anticorpos da imunidade dos já contaminados pelo Covid-19. A autarquia colaborou no apoio logístico e na cedência de espaço.
“Todos os utentes, com credencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Seguros de Saúde com acordos, e particulares, estes últimos com requisição médica, já podem marcar, previamente, as colheitas”. As primeiras marcações foram recebidas ontem, dia 29.

50 utentes por dia numa primeira fase

Numa primeira fase, o centro de rastreio móvel tem capacidade para atender “50 utentes por dia, para o Covid-19, para os testes do antigénio (zaragatoa nasofaríngeo ou orofaríngeo); e para os anticorpos IgG e IgM, para a imunidade, temos a capacidade para mais de 100 testes/dia”, refere Fausto Sá.
Ainda segundo o responsável, o Laboratório de Análises Clínicas do Grupo CMP, “encontra-se munido de todas as condições técnicas e sanitárias para fazer análises ao Covid-19, por biologia molecular, para o antigénio, nas colheitas nasofaríngeo ou orofaríngeo, quer ainda aos anticorpos IgG e IgM, por imunologia, cuja capacidade de resposta destes é de extrema importância para a determinação da imunidade das pessoas.
Este teste para a pesquisa de anticorpos será no futuro uma mais-valia para o estudo e para a avaliação do grau de proteção, e o limite mínimo necessário para que estejamos protegidos ou por quanto tempo permanece essa imunidade, “em especial no pessoal de saúde e no pessoal dos lares, que tiveram contacto com infetados ou assintomáticos”.
Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara de S. João da Madeira, reconhece que se trata de uma iniciativa “importante, que reforça a resposta da cidade no combate à pandemia. Saúdo a capacidade de intervenção do CMP”.
O centro Covid-19 permitirá aos utentes efetuar os testes com todas as condições de segurança asseguradas sem oferecer risco de infeção a outras pessoas e aos profissionais de saúde. A marcação prévia pode ser feita através do número 256 830 700.

António Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.