Câmara aprova criação de rede de ciclovias

Câmara aprova criação de rede de ciclovias

A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou, por unanimidade, a criação de uma rede de ciclovias. Nesta primeira fase é proposta a intervenção ao longo da Avenida do Vale, da Rua Manuel Vieira Araújo e nas articulações com a rua dos Ribeiros, Rua das Águas e Rua do Grupo Patriótico Sanjoanense, num investimento superior a 1 milhão de euros.

O ponto sobre a rede de ciclovias esteve inicialmente agendado para a reunião de 18 de Dezembro, tendo sido adiado a pedido dos vereadores da coligação PSD/CDS, pelo que a deliberação, por unanimidade, foi tomada em reunião de Câmara extraordinária, que teve lugar no passado dia 20.
Tal como Jorge Sequeira havia explicado na primeira reunião, trata-se de um anteprojecto para suportar a candidatura a cofinanciamento no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, através de uma ação contemplada no PAMUS (Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável), tendo como principal objectivo a implementação de condições para a utilização dos modos suaves nas deslocações intraurbanas, dentro da estratégia prosseguida para o reforço do sistema de mobilidade de modos suaves.
Segundo o autarca, o anteprocjeto “tem dois eixos”, pois, se por um lado, visa a criação de “uma ciclovia numa zona da nossa cidade que fica junto ao nosso Parque Urbano”, prevê também a reabilitação dos “passeios que faltam ainda fazer” nas ruas abrangidas.
Nesta primeira fase é proposta a intervenção ao longo da Avenida do Vale, da Rua Manuel Vieira Araújo e nas articulações com a rua dos Ribeiros, Rua das Águas e Rua do Grupo Patriótico Sanjoanense, numa extensão aproximada de 2200 metros. Trata-se de uma intervenção que contempla a requalificação destas vias, pela introdução de ciclovias, a construção de passeios e a implementação e medidas de acalmia de tráfego.
O orçamento previsional para a implementação deste projeto é superior a 1 milhão de euros.

Joana Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of