Calçado reforça aposta no digital

Calçado reforça aposta no digital

O CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal promoveu, na passada quarta-feira, o evento Step2Footure – Aposta digital, em S. João da Madeira, no âmbito do qual, durante um dia, as novas áreas de investigação e desenvolvimento estiveram em plano de evidência.

Com efeito, no âmbito do programa FOOTure 4.0, que tem como objetivo capacitar a indústria de conceitos e tecnologias da indústria 4.0, serão investidos 30 milhões de euros nos próximos anos.
Em demonstração estiveram tecnologias e produtos inovadores, desenvolvidos no âmbito de projetos de IDT coordenados pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como o Extra Light Safe Shoe, o Newark ou o Fascom, que assentam em produtos e tecnologias inovadoras para o cluster do calçado.
Recorde-se que, no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, o cluster do calçado já viu aprovados investimentos na ordem dos 94,4 milhões de euros. Até junho de 2018, estiveram envolvidas 273 empresas de calçado nos projetos do PT 2020, com um volume de vendas de 1100 milhões de euros – cerca de 50% do total da produção do cluster.
Estas empresas são responsáveis por 13 mil trabalhadores. O montante global de investimento aprovado foi de 94,4 milhões de euros, sendo as principais tipologias de investimentos ‘Feiras e Marketing’- 53 milhões de euros, ‘Equipamentos e Edifícios’ – 25 milhões de euros, ‘Investigação e Desenvolvimento’ – 8,2 milhões.
Para Luís Onofre, presidente da APICCAPS, “estes investimentos estão em linha com o Plano Estratégico do setor”. Já Leandro de Melo, diretor do Centro Tecnológico do Calçado considera que “a aposta na inovação tem evoluído de forma adequada e de acordo com os para metros sugeridos pelos especialistas”. Em termos práticos, “a inovação eficiente, geradora de valor, tem de cobrir três parâmetros fundamentais: criatividade, conhecimento e marketing”. Por outras palavras mais ligadas à semântica do setor “é necessário associar o design, com as funcionalidades e o marketing dos produtos”.
E é isto que o cluster tem feito e continua a fazer: “conceber novas coleções, com moda e design, e apresentá-las nas principais feiras mundiais”. Simultaneamente, “investe em marketing e comunicação junto dos mercados alvo e dos nichos mais recetivos à aquisição do calçado português”, considera Leandro de Melo. De acordo com o diretor Geral do CTCP, o setor tem vindo, igualmente a reforçar “os investimentos na melhoria da organização industrial e na otimização dos processos fabris garantindo que Portugal continua a ser uma indústria de excelência de nível mundial”.
O desenvolvimento de novos materiais e processos que permitam a produção de novos tipos de calçado com funcionalidades adequadas aos consumidores de hoje, muito sensíveis, aos produtos ecológicos, sustentáveis, biodegradáveis e de reduzida pegada carbono é outra das áreas-chave de investimento do setor.

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