Basquetebol da Sanjoanense

Seniores Masculinos – XVI Campeonato da Proliga – 1.ª fase – Zona Norte – 5.ª jornada
Brilhante vitória no Dragão Caixa
Fc Porto B, 73 – Ads, 81

FC PORTO B: Tomás Vaz, Diogo Runge, Francisco Amarante (15), Renato Ribeiro (7), Keven Gomes (5), Luís Caetano (6), Sérgio Felgueiras (3), Ricardo Neves (8), Vlad Voytso (19), João Guerreiro (4), Henrique Barros (4) e Rodrigo Moutinho (2)
Treinador: João Pedro

ADS: Hélder Gomes, Eduardo Guimarães (18), Miguel Silva, André Dara (11), Miguel Ferreira, Miguel Reis (2), Carlos Resende (7), Pedro Azevedo (23), José Teixeira (4) e Sergi Coll (16)
Treinador: Sérgio Salvador
Ao intervalo: 34-43
Parciais: 13-22, 21-21, 17-27 e 22-11

A equipa sénior masculina da ADS deslocou-se, no passado sábado, ao Porto para defrontar a equipa do FC Porto B, num jogo aguardado com grande expectativa.
A equipa que viajou de S. João da Madeira entrou na partida com a clara intenção de a ganhar, muito forte no capítulo defensivo, condicionando claramente as mais-valias técnicas dos jovens jogadores do adversário. Tanto assim foi que, nos primeiros 10 minutos, a ADS sofreu apenas 13 pontos, chegando ao final do 1.º período a vencer por 13-22. O FC Porto B reagiu e o 2.º período foi muito equilibrado, tendo a ADS chegado ao intervalo com uma vantagem de nove pontos e tendo alguns jogadores importantes do adversário condicionados com faltas.
Na 2.ª parte, a ADS esteve sempre em vantagem no marcador, procurando gerir o ritmo do jogo de acordo com o seu interesse, tendo vindo ao de cima a carga emocional que os atletas do FC Porto transportaram para esta partida em função dos maus resultados que têm conseguido.
No último período, a vantagem no marcador, que se situava à volta dos 20 pontos, decresceu para os oito pontos de diferença final em função da reação dos da casa e sobretudo do cansaço que se foi gerando nos jogadores da nossa equipa.
Acabou por ser uma vitória brilhante graças à total entrega ao jogo dos atletas da ADS, contra um rival direto na luta pelo acesso à fase de subida, repleto de jovens jogadores com muita qualidade.
O próximo fim-de-semana será de jornada dupla, sendo o primeiro jogo na sexta-feira, dia 23 de Novembro, às 21h30, no Pavilhão Paulo Pinto, perante a forte equipa do Maia, rival direto na competição. Espera-se muito público para presenciar esta partida e, no domingo, iremos a Aveiro defrontar o Beira-Mar, às 18h30.

Seniores Femininos – LII Campeonato Nacional 2.ª Divisão Feminina
ADS, 65 – Gafanha, 57
Jogo difícil perante um bom adversário, onde a nossa equipa, apesar do equilíbrio geral, teve o jogo sempre controlado. Parabéns equipa pela 4.ª vitória em cinco jogos.
Agradecimento especial a todo o público presente.

Atletas: Marta Morgado, Andreia Peixoto, Rita Reis, Sofia Silva, Alexandra Ferreira, Maria Leite, Bruna Ressurreição, Rita Veloso, Marta Miranda, Jéssica Silva, Joana Moreira e Sofia Cavadas
Treinador: Frederic Pina. Treinador Adjunto: Tiago Bastos
Técnico de Equipamentos: Raúl Almeida

Sub18 Masculinos – Campeonato Distrital de 3.ª Fase Grupo Nacional
Oliveirense, 55- ADS, 26
ADS: Francisco Ferreira (1), Tiago Ferreira, Miguel Ferreira (2), Guilherme Almeida (5), Pedro Fontes, Pedro Margalho (1), António Pedro, Tomás Resende (5), Daniel Couto, Diogo Afonso (3), Guilherme Oliveira (4) e Gonçalo Pinto (5)
Treinador: Vítor Barbosa
Seccionistas: Isabel Valente e António Bastos
Melhor ressaltador: Gonçalo Pinto com sete ressaltos
Melhor recuperador: Gonçalo Pinto com quatro recuperações
MVP do jogo: Gonçalo Pinto, cinco pontos, sete ressaltos e quatro recuperações

Esperava-se um jogo equilibrado entre duas equipas do mesmo nível competitivo, mas cedo se percebeu demasiado nervosismo e passividade defensiva da nossa equipa que comprometeram o equilíbrio antecipado. A lesão do Miguel, cedo na partida, afetou o equilíbrio emocional do grupo, mas ainda assim, vencemos o 2.º período e ao intervalo a diferença de seis pontos tornava possível uma recuperação.
Os nossos jovens iniciaram a segunda parte determinados, mas continuámos a perder bolas (21 turnovers) e não conseguimos melhorar o comportamento defensivo – apenas sete faltas cometidas em todo o jogo e quase metade (três) cometidas apenas por um atleta! A equipa foi-se desconcentrando progressivamente e, apesar dos episódios de generosidade física de um ou outro elemento, manifestou dificuldades na interpretação das rotinas coletivas e insistiu excessivamente em iniciativas individuais precipitadas ou mal executadas, numa conjugação de fatores que justificam o baixíssimo score final (26 pts) e o igualmente baixo coeficiente de eficácia ofensiva (25%), com um total de 39 lançamentos de 2 pontos (28 na “área pintada”) e apenas seis concretizados.
A nossa equipa, com esta prestação, mais do que com o resultado, deu um passo atrás no caminho que parecia querer trilhar, mas vai certamente continuar a trabalhar as fragilidades evidenciadas, técnicas e comportamentais, no sentido de retomar rapidamente o rumo ambicionado por todos os elementos do grupo.

Sub16 Feminino – Campeonato Distrital 3.ª Fase – Grupo Nacional
ADS, 63 – Ovarense, 48
Jogo perante uma equipa forte, onde entrámos concentrados e focámos nas tarefas necessárias para termos sucesso no jogo.
Vitória que nos garante o primeiro lugar neste momento.
Agradecimento especial à Pastelaria Crispauno pelos lanches fornecidos e a todos os Familiares e Simpatizantes da AD Sanjoanense que se apresentaram em bom número.
«Mantenha os olhos nas estrelas com os pés assentes na Terra».
Atletas: Marta Costa, Joana Costa, Rita Morgado, Ana Vieira, Maria Almeida, Inês Martins, Daniela Gonçalves, Maria Carvalho, Iris Ferreira, Diana Pinho, Sofia Resende e Laura Macedo
Treinador: Frederic Pina. Treinador Adjunto: Tiago Bastos
Seccionista: Margarida Resende

Sub14 Feminino – Campeonato Distrital – 2.ª Fase – Grupo Nacional
Beira-Mar, 35 – ADS/Farmácia Lamar, 43
Jogo em que as nossas “meninas” estiveram muito bem a nível defensivo mas a nível ofensivo aquém daquilo que podem fazer.
Agradecimento especial a todos os que se deslocaram a Aveiro para apoiar esta jovem equipa.
Atletas: Beatriz Martins, Gabriela Tavares, Carolina Pais, Ana Vieira, Gabriela Tavares, Marta Costa, Laura Costa, Maria Vieira, Inês Resende, Leonor Sampaio, Leonor Santos e Joana Resende Treinadores: Frederic Pina e Tiago Bastos. Seccionista: Luís Costa

Sub14 A Masculino – 2.ª Fase – Grupo Distrital 1
ADS/Alpim XXI, 52 – UDO, 37
Exibição pouco conseguida, apesar da liderança desde o início do jogo, apenas no último período fomos verdadeiramente superiores. Depois da deslocação a Esgueira, na semana passada, conseguimos, assim, a segunda vitória em dois jogos nesta segunda fase.
Atletas: Oliveira, Xará, Plaza, Jorge, Gabriel, Eduardo, Madeira, Moreira, Tiago, Gonçalo, Zara e SantosTreinador: Valter Cunha. Seccionista: Ângela Silva

Sub14 B Masculino – Campeonato Distrital 1ª Fase – Série III
ADS, 37 – Escola SLB OAZ, 55
Jogo com duas partes distintas; primeira parte equilibrada ditou o empate na ida para o intervalo.
Na segunda parte, a desconcentração na defesa e falta de discernimento no ataque foram extremamente penalizadores para a nossa equipa, permitindo ao adversário vários lançamentos fáceis em transições rápidas.
Atletas: Pereira, Henrique, Daniel, Francisco, Afonso, Glória, João, Hugo, Gaspar, Alexandre
Treinador: Valter Cunha

Sub13 Feminino – Torneio do Futuro
ADS/Miama 1 (18) – 5 (52) AD Vagos (sub14 F) (18-52)
3-19, 2-4, 2-13, 5-6, 2-0, 4-10
No passado fim-de-semana, as nossas atletas sub13 femininas marcaram presença em mais um jogo do Campeonato do Futuro, frente ao Vagos.
Com umas adversárias com mais experiência, mais velhas e com mais anos de basket, as nossas atletas em momento algum baixaram os braços. Mostraram ter o seu valor, a sua ambição e vontade de querer, dificultando todas as tarefas ao adversário e lutando por todas as bolas disputadas.
Embora o resultado não tenha sido o esperado, as nossas meninas estão de parabéns pela grande exibição, entrega e luta.
Atletas: Sara Matos, Maria Miguel Veloso, Maria Barata, Maria João Teixeira, Francisca Rocha, Matilde Silva, Patrícia Azevedo, Maria Miguel Antunes e Jéssica Reis
Treinadora: Sofia Leite. Treinadora Adjunta: Eliana Bastos
Seccionista: Luís Azevedo.

Sub10
3° encontro de minibasquete
No dia 18 de novembro, os nossos atletas sub10 dividiram-se em dois grupos, um esteve presente no 3° encontro de minibasquete em Ovar, enquanto que o outro esteve em Oliveira de Azeméis.
Em Ovar as equipas presentes disputaram um total de 3 jogos durante a manhã de domingo. Os nossos meninos e meninas jogaram muito bem, pondo em prática o que treinaram sempre com um sorriso na cara. Agradecimento a todos os familiares e amigos que se deslocaram a Ovar.
O encontro da cidade vizinha de Oliveira de Azeméis participaram equipas do Distrito de Aveiro e do Porto, o que foi excelente para uma maior competição entre atletas.
As equipas do Porto (Vasco da Gama e FCGaia) equipas estas que a nossa equipa da ADS defrontou com respeito e atitude para superar as dificuldades encontradas, são equipas muito competitivas e com miúdos muito talentosos e evoluídos, o que foi bom para percebermos a que nível estão os nossos jogadores e o que precisamos de trabalhar durante a semana para que a sua formação seja contínua.
Foi um ótimo encontro de mini basquetebol,onde existe sempre diversão e competitividade saudável.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of