Autarquia apresenta programa “recheado” para o desporto

Autarquia apresenta programa “recheado” para o desporto

A cidade vai acolher, ao longo do ano, várias competições desportivas de âmbito regional, nacional e mesmo internacional, em várias modalidades. São 22 eventos, cinco deles novos, que envolvem, ao todo, 17 modalidades, acompanhadas de “valores, disciplina, respeito, cooperação trabalho em equipa e promoção da saúde”.

“O desporto é uma marca da nossa cidade, desde há muito tempo, e queremos preservar o que de bom tem sido feito e inovar”. A frase é de Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara de S. João da Madeira, durante a sessão pública de apresentação da oferta desportiva, que se realizou no Núcleo de Arte da Oliva, onde marcaram presença muitos responsáveis de clubes sanjoanenses.
S. João da Madeira vai receber, ao longo de 2019, várias competições desportivas de âmbito regional, nacional e mesmo internacional. São ao todo 22 eventos desportivos, cinco deles novos, que envolvem 17 modalidades.
O vasto calendário inclui também iniciativas que já se destacam na cidade, como é, por exemplo, o Andebolmania, o Simpósio de Medicina Desportiva, o Torneio Interassociações de Futsal e o Grande Prémio de Atletismo Alberto Batista. Destaque também para o facto de S. João da Madeira receber, novamente, o Congresso Internacional de Futebol e Futsal AFA2024, que tem este ano a sua segunda edição.
Jorge Vultos Sequeira destacou, durante a apresentação do evento, a parceria de “sucesso” entre a Câmara e as coletividades da cidade, realçando que “o trabalho dos dirigentes associativos é notável”. E, numa alusão à vasta atividade desportiva que se verifica no concelho, assumiu que, “sem as coletividades e os seus dirigentes, nada disto seria possível”.
Durante a sua intervenção, referiu-se, várias vezes, à promoção do desporto, no cumprimento de “finalidades e objectivos”, numa “transmissão de valores do desporto, o trabalho em equipa, o cumprimento das regras e a disciplina”, palavras essenciais e “obrigatórias” no respeito pelos adversários. Sequeira lembrou, ainda, que o desporto faz parte “das políticas de saúde pública”, uma vez que “promove o bem-estar individual das pessoas, a sua manutenção física e melhora a sua condição de saúde”.

“Um programa de desporto para todos”

O chefe máximo do executivo assumiu que o programa lançado em Setembro do ano passado para a Ética no Desporto – «Respeite o seu Filho» “foi um enorme êxito” e pretende que “seja uma marca identitária” da cidade, uma vez que “queremos que a cidade seja uma cidade amiga do desporto e pretendemos levar, cada vez mais, o desporto às pessoas comuns. Não só aos atletas, à competição, mas a todos”, enfatizou o autarca.
Por sua vez, a vereadora Rosário Gestosa assumiu tratar-se de “um programa de desporto para todos”, com atividades que vão decorrer em diversos locais da cidade, desafiando a população “à mudança de atitudes, adquirindo hábitos saudáveis relativamente à atividade física”.
O desporto chegará também aos idosos de S. João da Madeira. De 1 a 5 de Abril, o município vai desafiar esta população para uma mudança de atitudes, adquirindo hábitos saudáveis, relativamente à atividade física, desportiva e à boa alimentação.
Do vasto programa, o autarca destacou o Andebolmania – Torneio Internacional de Andebol, como um dos “mais importantes” torneios de formação da Europa que se realiza na cidade desde 1991. “Este é o ano da grande internacionalização do Andebolmania”. Para esta edição são esperados mais de 2200 atletas, distribuídos por 140 equipas, provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Irlanda, Eslovénia, França e Mónaco.
Os números divulgados na sessão revelam a “forte aposta deste município, que vive intensamente o Desporto”.
Assim, ao longo de cada ano, os equipamentos desportivos municipais acolhem cerca de 1250 jogos de diferentes modalidades. São 76.000 minutos de competição, envolvendo um total de 2635 atletas, apoiados pela Câmara Municipal, com uma especial atenção aos jovens dos escalões de formação (1863), mas abrangendo também seniores (553) e masters (219).
Recorde-se que foi aprovado, por unanimidade, na última quarta-feira, dia 6, em reunião de Câmara, o apoio financeiro à edição deste ano do Torneio Internacional de Andebol – Andebolmania. A verba atribuída, no valor total de 20.311,48 euros, dos quais 7.811,48 euros correspondem a apoio logístico, com a cedência, por parte da edilidade, de instalações desportivas, Sala dos Fornos, residências da Oliva Creative Factory, transportes, recursos humanos, limpeza e apoio na comunicação, e os restantes 12.500 euros correspondem a apoio monetário para fazer face às despesas com a organização.


Programação Desportiva
» Cidade a Dançar – 29 de Abril
» Semana Sénior Desportiva – 1 a 5 de Abril
» Dia do Desporto – 14 de Julho
» Campeonato Nacional Semirápidas e Rápidas – 1 e 2 de Junho
» Circuito Norte Jovem 2019 – 23 de Junho – Piscina Exterior C. Desportivo Paulo Pinto
» Andebolmania – 17 a 20 de Abril – Pavilhão das Travessas
» 5.º Simpósio de Medicina -16 de Março – Sanjotec
» 2.º Encontro de Futsal Adaptado – 20 de Março – Pavilhão das Travessas
» Torneio Interassociações de Futsal – 8 a 11 de Abril – Pavilhão das Travessas
» Desporto escola – Regional Iniciados – 14 e 15 de Junho – Pavilhão das Travessas
» 2.º Congresso do Futsal e Futebol – AFA 2024 – 28 e 29 de Junho – Torre da Oliva
» Corrida Alberto Batista – 12 de Outubro
» Torneio de Futebol da Páscoa – Petizes 19 e 20 de Abril – Centro de Formação Desportiva
» Torneio de Futebol ADS CUP – 20 a 23 de Junho – Centro de Formação Desportiva
» Torneio Natação AEJ – 22 de Junho – Piscinas Exteriores
» Encontros de Escolas de Natação Adaptada – 6 de Novembro
» Campeonato Nacional de Apneia Indoor – 21 e 22 de Dezembro
» Festival de Danças de Salão – 2 de Novembro
» Campeonato Nacional de Muaythai -12 e 13 de Outubro
» Torneio de Damas – 5 de Outubro
» Semana da Ética Desportiva – 23 a 28 de Setembro

Programas de Actividades Aquáticas
» Dia do Pai – 9 a 13 de Março
» Dia da Mãe – 6 a 8 de Maio
» Festival de Natação – 1 de Junho
» Hidro 100% solidária – 23 de Novembro
Festa de Natal – 7 de Dezembro

António Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of