A pintura e a poesia cruzam-se na Biblioteca Municipal

A pintura e a poesia cruzam-se na Biblioteca Municipal

Nas paredes da sala polivalente da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, quadros pintados pelo médico Adão Cruz convivem com poemas que escreveu, numa exposição que ficará como uma das marcas da edição de 2019 do festival literário Poesia à Mesa.

Quadros pintados pelo médico Adão Cruz convivem com poemas que escreveu

«…Como um dia de primavera nos olhos de um prisioneiro…» é o título desta mostra, cuja inauguração decorreu no passado dia 8 de Março, com muito público, incluindo vários autores sanjoanenses, que fizeram questão de dar um abraço ao amigo natural do vizinho concelho de Vale de Cambra, a quem o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, enalteceu a “entrega e generosidade” que permitiram concretizar  a exposição.
Adão Cruz retribuiu as palavras, agradecendo o convite da autarquia e da biblioteca, assim como a presença de tantos amigos na sessão, que culminaria com a leitura – pelo próprio – de dois dos poemas expostos junto a cada um dos seus quadros.
“Eu, que acreditei tanto em tantas coisas, hoje acredito muito pouco em poucas coisas”, confessou. “Pergunto-me se não há necessidade de pararmos um pouco para pensar”, acrescentou, como que num apelo à reflexão de todos sobre as “máscaras” que hoje proliferam no mundo, deturpando a realidade e escondendo alguns dos dramas actuais, como o dos milhares de refugiados que perdem a vida no Mediterrâneo e em relação às quais a arte pode ser, apesar de todas as dúvidas, um “acto de resistência”.
Adão Cruz nasceu em Vale de Cambra há mais de oito décadas. Sempre amou a liberdade do pensamento e da razão e foi dentro deste amor que a escrita e a pintura também o ajudaram a abraçar a vida.
A exposição «…Como um dia de primavera nos olhos de um prisioneiro…» está patente da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira até 20 de Abril, com entrada gratuita.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of