350 alunos realizaram caminhada para consciencializar para o Autismo

350 alunos realizaram caminhada para consciencializar para o Autismo

Iniciativa do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, inserida no projeto internacional YARD, que envolve também a Câmara Municipal e outras escolas da cidade

No âmbito do projeto «YARD – Educação contra a discriminação», o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, organizou a «Caminhada Azul». Uma forma de chamar a atenção para o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, que se assinalou nesta terça-feira, 2 de abril.
Vestidos com uma peça de roupa azul, cor representativa desta perturbação do desenvolvimento da criança – mais comum nos rapazes que nas raparigas –, alunos, professores, assistentes operacionais e outros técnicos marcharam pelas ruas de S. João da Madeira, entre o edifício da Escola Secundária Dr. Serafim Leite e a Praça Luís Ribeiro.
Esta iniciativa, que contou com a participação de Irene Guimarães, vereadora da Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, tem como objetivo promover um maior entendimento e consciencialização para o autismo, estando integrada no projeto europeu «Youth-Led Actions Rejecting Discriminations – YARD».
Visando o desenvolvimento de “ações proativas dos jovens, rejeitando as discriminações”, este programa tem a participação do município sanjoanense e das escolas do concelho, em articulação com entidades congéneres de Itália, Polónia e Hungria.
Na «Caminhada Azul» participaram, ainda, utentes da CERCI e alguns encarregados de educação de alunos. A PSP colaborou nesta ação, durante a qual os alunos distribuíram pins com laços azuis junto da população que se cruzou com a mancha azul que percorria a cidade.
A ONU estima que uma em cada 150 pessoas sofre de autismo, uma condição que se manifesta pela dificuldade do desenvolvimento infantil, marcado por inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da comunicação e comportamento restritivo e repetitivo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of