Caros Sanjoanenses
Sou, a Voluntária de rua da Causa Animal de S. João da Madeira.
Ao movimentar-me diariamente na nossa cidade, deparo-me com um crescente movimento automobilístico em algumas horas, as horas, ditas “horas de ponta do trânsito”.
Existem, atualmente, muitos automóveis a circular diariamente na nossa cidade, durante o dia.
Em algumas horas do dia, os engarrafamentos do trânsito em ruas e avenidas, atrasam as pessoas e as mercadorias, aumentam os níveis de stress e poluem o ar, até ao ponto de serem considerados uma das causas de morte prematura nas cidades movimentadas.
A gestão da mobilidade urbana é importante pois tem impacto direto na prosperidade de uma cidade.
A gestão da mobilidade urbana tem impacto significativo no ambiente, no microcosmos citadino, nas alterações climáticas, nas nossas vidas.
Esta gestão, na minha opinião, está, um pouco esquecida, negligenciada, por quem, municipalmente, nos governa.
Observemos, na nossa cidade, o transporte público, o TUS. As paragens, existem, umas e nalguns pontos onde o TUS para, nem sinalética têm. Dou um exemplo, uma paragem “invisível”, na rua Comendador Rainho.
Outras paragens, possuem um poste com uma sinalética antiga, outras uma sinalética moderna, algumas possuem um coberto com um banco, outras meio coberto, sem banco.
Resumindo, uma enorme diversidade de pontos de recolha e largada de cidadãos que utilizam o transporte público, TUS, nesta nossa pequena cidade de mais ou menos 8 quilómetros quadrados.
Na minha opinião, esta diversidade representa a ausência de Urbanismo Integrado, Adaptado e Inteligente.
Quanto aos horários e percurso do transporte público da nossa cidade, na minha opinião, são insuficientes e desajustados, prejudicando a mobilidade urbana sanjoanense.
Podemos e devemos, refletir sobre o movimento de automóveis junto às escolas, no tempo escolar.
Não seria possível um transporte público, eficiente e eficaz para os nossos alunos? Estou em crer que sim, sim, é possível.
É necessário, questionar os pais dos alunos e teremos, certamente, a solução.
S. João da Madeira, deve garantir o bom estado das suas ruas e estradas, o que, atualmente, não se verifica. A maioria das estradas, está danificada, esburacada. S. João da Madeira, deve garantir, boas infraestruturas de transporte, oferecer diferentes opções de mobilidade integradas entre si, minimizando assim os engarrafamentos, os tempos de espera, o stress e a poluição.
A mobilidade urbana, não pode ser o resultado de medidas avulsas e obra do acaso. Requer Inovação, investimento e uma boa direção que coordene as diferentes partes que a constituem.
A mobilidade urbana deve ser acessível a toda a população, tem de ser pontual e adequada.
O bem-estar dos cidadãos e o ambiente assim o determinam, na minha humilde opinião. Esta é uma área a incentivar e exigir, por todos nós, sanjoanenses. Vale a pena, refletir sobre isto, Mobilidade Urbana.
Fiquem bem, sejam felizes.
Uma opinião acerca “Alterações Climáticas e desafios da Mobilidade Urbana”