Na passada terça-feira, dia 17 de outubro, assinalou-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, um dia destinado a conscientizar e mobilizar a sociedade em relação a uma “questão urgente que afeta milhões de pessoas” em todo o mundo. Este ano, o Movimento Erradicar a Pobreza (MEP) encontra-se a convocar indivíduos e comunidades a unirem-se em prol de uma vida justa e digna para todos.
Num esforço para ampliar a conscientização sobre a persistência da pobreza e para envolver pessoas de todas as esferas da sociedade, o movimento lançou o folheto “17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Por uma vida justa e digna, para todos”. Este folheto destaca os objetivos essenciais que orientam o movimento e serve como um guia para a ação.
Em cooperação e diálogo com outras organizações sociais, ao longo dos últimos nove anos, criaram os seguintes objetivos: Sensibilizar pessoas e instituições para o flagelo da pobreza, facilitando a tomada de consciência da sua natureza, amplitude e dimensões; Divulgar e esclarecer a definição da pobreza como fenómeno social e como violação dos direitos humanos, contribuindo para um melhor entendimento sobre a pobreza, as suas causas e as formas de a prevenir, combater e erradicar; Mobilizar pessoas e instituições para a causa da erradicação da pobreza, assumindo a pobreza como um problema social fundamental e a sua erradicação como um objetivo primordial das políticas públicas.
“Temos esperança e acreditamos que é necessário e possível erradicar a pobreza”.
A iniciativa incentiva cada um de nós, enquanto cidadãos, a tomar nas nossas mãos a mensagem do Movimento Erradicar a Pobreza e partilhá-la com a nossa rede de contatos e com segmentos da população. “O problema da pobreza é uma questão social que se está a agravar, e é vital que ninguém fique indiferente a essa realidade”, segundo comunicado do MEP.
Além disso, o movimento propõe uma linha de trabalho que envolve a colaboração de todos durante o período entre 17 de outubro até ao final do mês. Esta colaboração visa alcançar objetivos específicos, incluindo a importância de recrutar novos membros para serem parte ativa e dinamizadora do Movimento.
“Este Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é uma oportunidade para que cada um de nós se torne um agente de mudança e contribua para a construção de um mundo mais justo e igualitário”. A erradicação da pobreza é uma meta global que requer a participação de todos, segundo o Movimento Erradicar a Pobreza.
Para mais informações e para fazer parte deste movimento, os interessados podem entrar em contato com o Movimento Erradicar a Pobreza, através do e-mail ou redes sociais disponibilizadas.