Sociedade

3ª Marcha LGBTQIA+: Novidades na celebração e luta pela diversidade

• Favoritos: 49


Está programada, no dia 16 de setembro, a realização da 3ª marcha LGBTQIA+ de S. João da Madeira.

Com uma proposta diferenciada em relação às edições anteriores, o evento, co-organizado pelos Ecos Urbanos e pela Câmara Municipal, com apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promete ser uma festa e marcha repletas de cor e brilho na Oliva Creative Factory, a partir das 18h.
Este ano, a marcha terá um formato noturno e seguirá o tema “Deixa o teu Orgulho Brilhar”, promovido por momentos de partilha, aprendizagem e celebração das conquistas LGBTQIA+ em Portugal e especificamente na cidade. Não obstante, “mas não esquecendo o longo caminho que ainda temos pela frente, na concretização de uma cidade mais respeitadora, inclusiva e justa”, acrescentaram os organizadores da marcha.
Os organizadores convidam todos os participantes a usarem roupas e acessórios fluorescentes, estimulando a criatividade para iluminar as ruas de S. João da Madeira. Após a conclusão da marcha, que será acompanhada pelo grupo de percussão especial Batucada Radical, haverá performances, sets de DJ de artistas queer, leitura de manifestos, momentos de fala e partilha segura, a feira de artistas “Queer(o) Arte” (iniciada na edição anterior) e áreas de alimentação e bebidas.
Desde a edição de 2022, “temos procurado ser mais versáteis e diversificados nas atividades que trazemos. Uma vez que temos reconhecido no evento uma oportunidade de convívio segura, queremos sobretudo que se trate da possibilidade de dar palco e voz às pessoas que são recorrentemente silenciadas e excluídas, tendo em conta a realidade cisheteronormativa que vivenciamos”. Com a presença da feira de artistas, sets de DJ, performances e parcerias com pessoas e coletivos, o objetivo é acolher a comunidade LGBTQIA+, valorizar o seu trabalho e criar um espaço confortável.
O enfase na dinamicidade desta edição da marcha em 2023 “pauta-se pela necessidade de conferir ao mesmo uma categorização diversa, mas que retire do evento a sua visualização comercial e meramente festiva”, embora haja espaço para celebração, o foco central é reivindicar os direitos e destacar a importância de ocupar as ruas, fortalecer o esforço coletivo e impulsionar mudanças sociopolíticas.
A marcha pretende consciencializar sobre situações ainda presentes na sociedade, como a expulsão de jovens LGBTQIA+ das casas dos pais após revelarem sua identidade, assim como agressões, ridicularizações e desvalorizações sofridas em ambientes que deveriam ser seguros e acolhedores, como escolas e espaços de lazer.
A luta por uma cidade mais inclusiva e igualitária “exige uma constante procura pela educação, desconstrução de preconceitos e questionamento dos mesmos”. A organização da 3ª marcha LGBTQIA+ em S. João da Madeira assume o compromisso de estar na vanguarda deste percurso na introdução de um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos.

49 Recomendações
170 visualizações
bookmark icon