Educação

“O Ensino Profissional garante uma “maior proximidade ao mercado de trabalho”

• Favoritos: 30


Serão 15 os cursos profissionais que as escolas de S. João da Madeira oferecem a alunos que tenham completado o 9.º ano de escolaridade. O período de matrículas para o ensino secundário decorre de 15 a 20 de julho.

Numa altura em que decorre o período de férias de verão, já são conhecidos os cursos profissionais que arrancarão no próximo ano letivo, para os alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade.
Serão 15 os cursos profissionais que decorrerão nas escolas de S. João da Madeira, anunciou a autarquia em nota de imprensa. S. João da Madeira continua a ser um dos concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) com maior oferta de cursos profissionais, que dão equivalência ao ensino secundário. A rede foi definida em articulação pelas escolas e o Ministério da Educação, com a colaboração da Câmara Municipal, apresentando áreas de formação diversificadas, que vão desde a Restauração, o Comércio, Informática, Saúde, Turismo, Multimédia, entre outras.
No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite funcionarão os cursos Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Técnico de Design de Comunicação Gráfica, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Mecatrónica.
Quanto ao  Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior abrirão novas turmas de Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Multimédia e Técnico de Desporto.
Relativamente ao  Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, continuará a oferecer o curso de Técnico de Proteção Civil e, ainda, os cursos de Técnico de Operações Turísticas e Técnico de Mecatrónica Automóvel.
Finalmente, o Centro de Educação Integral abrirá os cursos profissionais de Técnico Comercial, Técnico Auxiliar de Saúde e o Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Formação em contexto de trabalho, “constitui uma mais-valia para a Educação”

“O Ensino Profissional é visto como uma parte fundamental da construção de um futuro equilibrado do ponto de vista económica e social, pretensa que está bem subjacente na Carta Educativa Municipal da nossa cidade”. A garantia é de Irene Guimarães, vereadora da educação do município sanjoanense, que acredita que, num futuro muito próximo, “cerca de metade dos empregos vão requerer um nível médio de qualificação”. Em declarações a ´O Regional’, acrescenta que o Ensino Profissional assume uma particular importância, designadamente nas vertentes económica e social, “garantindo maior proximidade ao mercado de trabalho, melhor desempenho dos recursos humanos àquele associados, significativa ligação intergeracional, melhor coesão e menor desemprego”.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 3947, de 6 de julho ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/
30 Recomendações
75 visualizações
bookmark icon