Sociedade

“Esta intervenção irá garantir a acessibilidade e a inclusão”

• Favoritos: 51


Arrancou esta semana a empreitada de requalificação da Rua Oliveira Júnior e Avenida Arantes e Oliveira na sequência de concurso público lançado pela Câmara Municipal. Tratar-se de um investimento que ronda os 500.000, 00 euros

Há muito pretendidas, as obras de requalificação da Rua Oliveira Júnior e Avenida Arantes e Oliveira arrancaram esta semana, garantiu o autarca de S. João da Madeira a ‘ O Regional’. “Esta requalificação era há muito desejada pelos moradores e comerciantes desta rua, que ganhará uma nova vida”.
Jorge Vultos Sequeira afirma tratar-se de uma “via com forte uso por turistas, visitantes e por sanjoanenses, com muito comércio e imensa circulação de peões. Os passeios estão em mau estado e devem ser requalificados”.
No entender do autarca, trata-se de uma rua “fundamental na cidade”, o que garante o acesso ao Museu da Chapelaria e do Calçado e ao centro cívico.
Com um prazo de execução previsto de cinco meses, a intervenção contempla, nomeadamente, a beneficiação da ligação entre a zona pedonal do centro cívico de S. João da Madeira e a zona da Torre da Oliva, abrangendo as referidas artérias e ainda uma parte da Rua 5 de Outubro.
“Dando continuidade ao trabalho feito noutras artérias, esta intervenção irá garantir a acessibilidade e a inclusão”, lembra ainda o autarca, reforçando tratar-se de “vias estruturantes localizadas no centro da cidade e, portanto, em zona urbana consolidada, com frentes de construção contínua, com uma elevada densidade demográfica”.
Estes trabalhos incluem o alargamento de passeios, de maneira a ampliar a rede de percursos acessíveis já existente, e a ligar os mais diversos serviços e equipamentos de interesse público aí instalados.
Jorge Vultos Sequeira explicou ainda a ´O Regional’ tratar-se de um investimento que ronda os 500.000, 00 euros, parcialmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Acessibilidades 360º, na vertente de intervenções nas vias públicas, a obra vai decorrer de forma faseada, na expectativa de reduzir o impacto do condicionamento de trânsito. ”Esta empreitada incluiu a repavimentação da rua”, enfatiza ainda o autarca.
Na 1ª fase, o município prevê o encerramento provisório da Rua Oliveira Júnior, no encontro com a Rua 5 de Outubro e a Avenida Arantes de Oliveira, assim como desta última artéria até o entroncamento com a Praça do Mercado e Rua Combatentes da Grande Guerra.
Com o decorrer das obras, o trânsito vai sofrer alguns condicionalismos, nomeadamente alterações de sentido. O acesso à Creche Ninho da Criança será efetuado pela Rua Sacadura Cabral, que vai ter dois sentidos, sendo a circulação  exclusiva a moradores e acesso à creche. Na rua 5 de Outubro, a circulação automóvel vai fazer-se de nascente para poente, ou seja, há alteração do sentido, passando a ser obrigatório descer da CUF para a Av. Dr. Renato Araújo, enquanto que na Av. Dr. Renato Araújo, em frente ao Mercado Municipal, passa a ser permitida a circulação nos dois sentidos.  No entroncamento da Rua do Calvário com a Rua António José Oliveira Júnior é obrigatório virar à direita; a Rua Oliveira Júnior, o trânsito que vier no sentido norte-sul é desviado para a Rua Combatentes da Grande Guerra ou, mais à frente, para a Rua do Calvário.

 

51 Recomendações
202 visualizações
bookmark icon