A Tuna d’ os Voluntários de S. João da Madeira comemorou 44 anos de vida na passada segunda- feira, 19 de junho.
Depois de um longo período em que esteve privada dos tradicionais convívios, por força da pandemia, este ano a direção fez questão de assinalar a data e nela homenagear o primeiro maestro, João Barbosa, de 88 anos de idade, que deixou um grande legado musical na instituição.
Juntamente com o maestro, foram ainda alvo de homenagem o casal Filomena e Eduardo Meireles, pelos seus cerca de 43 anos de dedicação e carinho à Tuna, de forma ininterrupta. Refira-se que Filomena Meireles, de 87 anos ainda toca acordeão e, juntamente com o marido, que faz parte do coro, fizeram também parte de diversas direções.
Num jantar que juntou mais de quatro dezenas de tunantes, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, e da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Rodolfo Andrade, que felicitaram e deixaram palavras de apreço e gratidão à instituição na passagem dos seus 44 anos. A parceria que a Tuna mantém com os dois órgãos autárquicos ficou ainda mais reforçada, não só pelo facto de esta continuar a levar e a dignificar o nome da cidade, por todos os sítios onde atuam, bem como já a pensar nas futuras iniciativas que a partir de setembro, no regresso após as merecidas férias, estão já programadas. Tanto Jorge Sequeira como Rodolfo Andrade, destacaram nas suas intervenções que instituições como a Tuna, que privilegiam o voluntariado, são de louvar e que são merecedoras do apoio autárquico.
Segundo o presidente da direção, Paulo Guimarães, “a Tuna está mais forte” e nem a pandemia terá impedido o seu crescimento, quer em número de músicos como de coralistas. “Conseguimos que antigos tunantes tenham regressado, a entrada de elementos jovens e, inclusivamente registamos a entrada de dois cidadãos de nacionalidade búlgara”.
A partir de setembro, fica já a promessa de algumas novidades e a vontade expressa de continuar a crescer, estando as portas abertas para acolher novos músicos e coralistas, às segundas-feiras, pelas 21h30, nas instalações da Tuna, na Rua das Águas.