A Casa da Criatividade completa, no dia 12 de junho, 10 anos. Ao longo desse tempo, passaram por esta sala entre cedências e programação própria, perto de 570 eventos, alguns com mais do que uma sessão, que atraíram mais de 188 mil espectadores
Estes dados foram fornecidos a “O Regional” pela Câmara Municipal, que revelou ainda que a tipologia mais frequente das apresentações foi a música (241), seguindo-se o teatro (133) e a dança (58). Mas pela Casa da Criatividade passaram ainda, desde de junho de 2013, conferências, espetáculos multidisciplinares e de humor, sessões de cinema e poesia, entre outros momentos.
A este propósito, o presidente da Câmara disse ao nosso jornal que, nos seus 10 anos de existência, a Casa da Criatividade contribuiu para “aproximar a cultura de milhares de pessoas de S. joão da Madeira, mas também de muitas outras cidades”. Trata-se de “um percurso assinalável”, com um “importante impacto nas políticas culturais da cidade”.
“Pérola sem Rapariga” nesta sexta-feira
No âmbito das comemorações deste 10.º aniversário, nesta sexta-feira, 9 de junho, pelas 21h30, na Casa da Criatividade apresenta a peça de teatro “Pérola sem Rapariga”, de Zia Soares, com texto de Djaimilia Pereira de Almeida. O ponto de partida é uma leitura livre de “Voyage of the Sable Venus and Other Poems”, da americana Robin Coste Lewis, que indaga o lugar do corpo feminino negro na História da Arte Ocidental.
A 12 de junho, data em que a Casa da Criatividade faz 10 anos, o dia estará repleto de atividades comemorativas gratuitas, entre as quais a Inauguração da instalação “Noiserv nas tuas mãos”, pelas 11h00 com a presença do artista (o músico David Santos) e realização de visitas orientadas e oficinas criativas para diferentes públicos. Para 16 de junho está agendado um concerto de Jorge Palma, entretanto já esgotado.
A Casa da Criatividade é um grande equipamento das artes do espetáculo na Área Metropolitana do Porto. Num projeto do arquiteto Filipe Oliveira Dias, foi criada no edifício do antigo Cine-Teatro Imperador, com respeito pelas características exteriores desse imóvel emblemático da cidade de S. João da Madeira.
Com particularidades únicas em Portugal, a Casa da Criatividade permite a adoção de diferentes disposições nas áreas de palco e de plateia, onde são apresentados espetáculos nas áreas do teatro, dança e música, entre outros.