Sociedade

Mais de 1000 “sorrisos” festejam o Dia Mundial da Criança

• Favoritos: 39


Além de muita diversão, o programa incluiu a atuação do humorista João Seabra. O dia Mundial da Criança juntou mais de mil alunos no Pavilhão das Travessas.

As crianças das escolas de S. João da Madeira participaram e assinalaram, na última quinta-feira, dia 1, o dia a elas dedicado, com um vasto programa cheio de atividades.
“As crianças das escolas do concelho tiveram a oportunidade de viverem um dia diferente”, celebrando o Dia Mundial da Criança – “independentemente da grande certeza de que todos o são”, começou por referir a vereadora da Educação, a ´O Regional’.
O encontro realizou-se no Pavilhão das Travessas e não no Parque do Rio Ul, como inicialmente estava previsto, por questões climatéricas, juntou cerca de 1300 crianças. Uma alteração que, para Irene Guimarães, não “interferiu na evidente alegria e no expresso entusiasmo das crianças que, literalmente, saltitaram por entre as várias atividade para elas pensadas e programadas”, destacando-se diversos jogos proporcionados pelos professores de educação física e de expressão plástica das Atividades de Enriquecimento Curricular, incluindo jogos tradicionais, jogos coletivos e muitas brincadeiras, a que se juntaram os insufláveis, e a participação dos agentes da PSP, com a atividade da Segurança Rodoviária. O dia contou ainda com a participação especial do humorista João Seabra, no âmbito do festival “Gargalhão”, arrancando muitos “sorrisos” e gargalhadas a todos os presentes.
A responsável pela educação no concelho destaca o papel de todas as escolas na iniciativa, em particular a dos docentes e, também, “às pessoas e instituições” que, associando-se às comemorações, “contribuíram para que fosse honrado o que está preconizado na celebração desta efeméride: alertar para a necessidade de que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito ao afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescerem num clima de paz e de fraternidade”, rematou.
O Dia da Criança assinalou-se, pela primeira vez, em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças, então, enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças têm os seus direitos inalienáveis, para crescerem e viverem saudavelmente e felizes.

39 Recomendações
59 visualizações
bookmark icon