Museu prometeu mais novidades na inauguração da exposição “Chapelaria Italiana Contemporânea”
Exposição apresenta 52 chapéus divididos em sete coleções, revelando um lado mais contemporâneo e arrojado da chapelaria italiana.
Durante toda a semana, museus de todos os cantos do mundo comemoraram o Dia Internacional dos Museus. Por cá, o Museu da Chapelaria culminou, juntamente com a Celebração de Elevação de S. João da Madeira a cidade, dia assinalado a 16 de maio, um conjunto de atividades, que resultaram na inauguração da exposição Chapelaria Italiana Contemporânea, a 20 de maio. O evento contou com a presença das designers italianas, autoridades municipais e entusiastas da moda.
Uma exposição que apresenta 52 chapéus divididos em sete coleções, revelando um lado mais contemporâneo e arrojado da chapelaria italiana. Os chapéus exibem cores vibrantes e elementos provocativos, refletindo a formação das artistas não apenas na chapelaria, mas também nas artes do espetáculo e do cinema. Além da sua marca autoral, as designers frequentemente colaboram com icónicas casas de alta-costura, como Gucci, Versace e Louis Vuitton. Durante o evento a Diretora do Museu da Chapelaria, Tânia Reis ressaltou “as artistas são admiradoras incondicionais da FEPSA, uma empresa de chapéus localizada no municipio”.
O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, expressou que “é um privilégio para a nossa cidade podermos continuar com este trabalho de grande qualidade que é feito no Museu da Chapelaria. O mesmo tem apresentado, ao longo de vários anos, exposições temporárias que divulgam designers internacionais de grande qualidade e de grande prestígio, procurando manter o museu atualizado, a par das novas tendências e da inovação e algo ainda mais importante, trazer esses designers a S. João da Madeira” devido à importância destas exposições serem acompanhadas de workshops, que proporcionam uma oportunidade valiosa para os designers transmitirem os seus conhecimentos à comunidade local.
Durante a inauguração, foram anunciadas novidades para o futuro. A dupla de designers italianas, Ilaria Soncini e Gemma Vernó, agradeceu ao público pela presença, acrescentando “cá esperamos por mais novidades em nome desta parceria”, mas confessaram que por enquanto manterão os detalhes confidenciais. Amantes da moda e entusiastas da chapelaria terão a oportunidade de apreciar as criações únicas e inovadoras até 17 de setembro do presente ano.
A inauguração terminou com uma tertúlia musical, representada pelo duo Izen, que trouxe aos espectadores uma performance artística de sons emitidos por um instrumento de percussão fora do comum, “handpans”.