Assisti à Eucaristia da Bênção das Pastas da Academia do Porto, há 15 dias e fiquei deveras impressionada com a multidão de pessoas presentes no local. Familiares e estudantes finalistas aglomeravam-se junto à Cadeia da Relação do Porto, um pouco a seguir à Torre dos Clérigos. Associaram- se a este magnífico cerimonial entidades políticas, académicas e religiosas, em homenagem a estes finalistas, por terem chegado ao fim do caminho de uma etapa tão importante das suas vidas.
O Evangelho do dia relatava uma frase de Jesus em que Ele afirmava que ia preparar um lugar de felicidade, para os seus discípulos. Tomé perguntou ao Mestre:
- Senhor, diz-nos qual o caminho, para chegar a esse lugar tão bom?...
Jesus respondeu:
- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!... Quem seguir por Mim participará nele.
Comentando a resposta de Jesus, o celebrante apelou aos finalistas a seguir o mesmo caminho que um dia Ele seguiu.
E quais as caraterísticas desse caminho?...
Jesus foi inclusivo. O descarte de alguém nunca foi a Sua meta!...
Aos pobres, ricos, doentes, assassinos, mulheres de vida dissoluta, ladrões, adúlteras, não lançou um olhar de repulsa, de crítica, de afastamento, mas um rosto cheio de amor e de tanta bondade!... Apenas meigamente lhes pediu, para mudarem de caminho.
Até o carrasco que o entregou, para ser morto, Judas, foi chamado amigo!...
E para quem Lhe deu a morte, pediu ao Pai perdão por eles, dizendo-Lhe que eles não sabiam o que faziam, inocentando-os, como simples crianças.
Depois o celebrante continuou:
- Tende confiança e tentai sempre seguir o caminho do bem, pois só este percurso vos trará felicidade. O do mal traz tanta amargura para para quem o segue e para quem é atingido. No presente preparai o futuro. Deveis ser prudentes, positivos, trabalhadores, humanos, bondosos para todos, dando preferência aos mais desfavorecidos. Assim tornareis este mundo melhor, onde todos tenham o mínimo de espaço, para uma vida digna.
A verdade deve acompanhar o vosso lema de vida, pois ela é como o azeite que se deita na água, vem sempre acima.
Dai em toda a vossa vida um bom testemunho e sereis felizes.
No fim, todas as fitas da pasta abanadas por milhares de mãos, cintilaram ao vento como forma de compromisso.