Desporto

Rodrigo Ribeiro sagrado Campeão Nacional de Xadrez Sub-18

• Favoritos: 21


O Clube Académico Téssera esteve bem representado no Campeonato Português de Jovens de Xadrez Semirrápido, realizado em Sacavém, com quatro dos seus melhores jogadores classificados no top 10, incluindo um campeão nacional e dois vice-campeões nacionais. Nesta variante do xadrez, em que cada jogador tem dez minutos mais cinco segundos por lance para concluir a partida, participaram 290 jogadores, e os melhores classificados garantiram o direito de participar no Campeonato Europeu de Jovens de Xadrez Semirrápido, que será realizado na cidade de Trebinje, na Bósnia e Herzegovina.
Na categoria Sub-18, Rodrigo Ribeiro dominou a competição e sagrou-se Campeão de Portugal, após sete rodadas, superando João Almeida, do Clube de Xadrez do Colégio Português de Aveiro, e Nicolás Pacetti, do Centro Norton de Matos de Coimbra. Este foi o segundo título nacional conquistado pelo promissor jovem sanjoanense de 17 anos.
Na categoria Sub-12, Margarida Ribeiro conquistou o título de Vice-Campeã de Portugal no feminino, ficando atrás de Beatriz Gonçalves, do Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro. Na categoria Sub-16, Gustavo Ribeiro foi Vice-Campeão de Portugal, ficando atrás de Lucas Gonçalves, do Ginásio Clube do Louriçal. Na categoria Sub-14, José Alves alcançou o 10º lugar entre 61 participantes, revelando uma notável evolução nesta temporada.
No Campeonato de Portugal de Equipas, a 6ª rodada será realizada neste sábado, com os seguintes jogos:

- 2ª Divisão Nacional: EX Porto - CA Téssera II
- CA Téssera II - GX Porto (Domingo)
- 3ª Divisão Nacional: CA Téssera III - CXA Escolas de Aveiro

O Clube Académico Téssera, em colaboração com a Câmara Municipal de São João da Madeira e a Federação Portuguesa de Xadrez, irá organizar na cidade, de 15 a 23 de julho, cinco importantes competições:
- Campeonato de Portugal Divisão 1, que será a competição mais forte já realizada em S. João da Madeira, com a presença de dezenas de Grandes Mestres e Mestres Internacionais de Xadrez;
- Campeonato de Portugal Feminino por Equipas;
- Final Four da Taça de Portugal;
- Fase Final do Campeonato de Portugal Divisão 2;
- Fase Final do Campeonato de Portugal Divisão 3.

O Clube Académico Téssera garantiu presença na Divisão 1 e no campeonato feminino e está nos quartos de final da Taça de Portugal, onde enfrentará o Clube Estrelas da Avenida, em Lisboa.

 

21 Recomendações
61 visualizações
bookmark icon