Sociedade

Queda de ramos de árvore dentro da Escola Básica dos Ribeiros deixa dois alunos e funcionária feridos

• Favoritos: 37


O incidente aconteceu por volta das 14 horas, momento em que os bombeiros de S. João da Madeira foram alertados para a queda dos ramos no recinto escolar, adiantou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Porto.

De acordo com informações das autoridades locais, os ferimentos foram ligeiros e as vítimas foram rapidamente transportadas pelos bombeiros para o hospital de São Sebastião, em Sta. Maria da Feira.
Em comunicado da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a autarquia dispõe de um procedimento sistemático de avaliação da condição fitossanitária do parque arbóreo do município, tendo contratado uma prestação de serviços especializada para esse efeito.
Neste quadro, a Escola dos Ribeiros tem sido alvo de acompanhamento, tendo sido realizadas ações de avaliação da condição fitossanitária das árvores aí existentes. Na sequência de tais avaliações, em 2018 foram intervencionadas 32 árvores e em janeiro deste ano foram abatidas três árvores.
Ainda referido em comunicado e perante o sucedido, o Presidente da Câmara Municipal determinou a abertura imediata de um inquérito, a concluir em 15 dias, para apurar as circunstâncias na terça-feira ocorridas e todas as responsabilidades envolvidas.
Em declarações a ‘O Regional’, Vasco Melo, encarregado de educação de aluno da escola e antigo elemento da Associação de Pais da Escola Básica dos Ribeiros, referiu ser uma situação “que há muito tempo tem vindo a ser alertada, junto do diretor do Agrupamento que nada fez, colocando em risco a segurança dos funcionários e crianças do estabelecimento de ensino”. Vasco Melo acrescenta que o inconveniente tem vindo a arrastar-se há seis anos e lamenta a pouca atenção que lhe deram. “Estava ali um perigo gigante, sendo que no inverno passado já tinham caído um ou dois ramos e falamos com o diretor do Agrupamento e com a Câmara Municipal e nada fizeram, sendo assim, pedimos que resolvam esta situação”.
Questionados sobre o assunto e até ao fecho da edição, a PSP não fez declarações sobre o sucedido.
Ao local acorreram os Bombeiros de S. João da Madeira, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Sta. Maria da Feira e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Oliveira de Azeméis.

37 Recomendações
248 visualizações
bookmark icon