Cultura e Lazer

“É nosso dever suscitar nas crianças o interesse pela ciência”

• Favoritos: 45


Entre as novidades está um “Playnetário”, que permite, às cerca de 1600 crianças, um contacto com o espaço e com a astronomia. Terça feira o dia foi dedicado às famílias.

Dinis Cardoso, de cinco anos, quer ser jogador de Andebol. Mas, na abertura da 15.ª da “Feira da Ciência”, não escondia a admiração de ver coisas que são demasiado pequenas para serem vistas através de um dos muitos microscópicos patentes numa das seis salas onde decorre o evento. “Eu vi borboletas e abelhas, e aquilo é muito pequenininho, e dá para ver muito grande e perto. Posso ser, quando crescer, um cientista, além de jogar”, explicou a ´O Regional’. Carminho Gama e Nádia Melo, ambas também de cinco anos e do mesmo jardim de infância, partilhavam da ideia do amigo. “Isto é muito giro. Vimos também uma cobra e minhocas esquisitas”.
Entre as novidades desta edição, o destaque recai na presença do “Playnetário” que oferece uma viagem inesquecível através do cinema imersivo, onde a astronomia será desvendada pela pequenada. As crianças do Jardim de Infância do Parque foram as primeiras a entrar num espaço que lhes permite um contacto com o espaço, com a astronomia e que, durante a visualização de um filme, as levou numa viagem de aprendizagem e de pura sedução para a o mundo da ciência.
A abertura a Feira da Ciência aconteceu na última segunda-feira, dia 24, depois de dois anos de ausência, devido à pandemia da Covid-19. Esta é uma organização do projeto ‘Pequenos Cientistas Sanjoanenses’, da Câmara Municipal de S. João da Madeira, resultado do sucesso que o programa tem tido junto das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho.
Cerca de 1600 crianças (77 turmas, nove do ensino básico, e 10 de Jardins de Infância), acompanhadas pelos seus professores e por auxiliares de ação educativa, participarão no encontro, através das respetivas turmas, podendo, assim, interagir em diferentes experiências divertidas e pedagógicas.

Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 27 de abril ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/

 

45 Recomendações
127 visualizações
bookmark icon