Ligação à Rua Gil Eanes em Casaldelo é um dos troços que estão a ser criados e que dará continuidade à malha viária envolvente ao loteamento da “Quinta da Bela Vista”.
Estão a decorrer trabalhos de construção de um novo arruamento de ligação à Rua Gil Eanes, obra inserida numa empreitada mais abrangente, lançada pela Câmara Municipal para “melhorar a acessibilidade e qualificar o espaço urbano na zona de Casaldelo”, adianta a autarquia.
Com este novo arruamento dá-se continuidade à malha viária envolvente ao loteamento da “Quinta da Bela Vista”, situado na confluência da Avenida de Casaldelo com a Rua de Moçambique, resultando no seu fecho em anel.
Em termos de infraestruturas, e de acordo com informação divulgada pelo Município, “será executada uma nova rede de águas pluviais e residuais, ligando às redes existentes”. Avançar-se-á também com o “reforço da rede elétrica existente com a implantação de novos postes metálicos com armaduras de leds”.
Ligação à Rua D. Afonso Henriques
No âmbito desta mesma empreitada, orçada em cerca de 200 mil euros, está também em construção um outro arruamento, neste caso de ligação à Rua D. Afonso Henriques, assim como a retificação do alinhamento dessa via, criação de passeios e a resolução de uma patologia nas redes de saneamento e águas pluviais.
A Câmara Municipal informa que - “como vem sendo regra nas intervenções promovidas pela autarquia no espaço público” - esta obra contempla a “criação de condições para uma efetiva mobilidade inclusiva, melhorando a acessibilidade e qualificando o espaço urbano na zona de Casaldelo”.
Nesse sentido, adianta ainda a autarquia “os passeios serão rebaixados nas zonas das passagens de peões, onde será aplicado ainda piso táctil, numa medida dirigida a pessoas portadoras de deficiência visual”.
Troço da Rua do Emigrante volta a ter dois sentidos
A Rua do Emigrante, no troço compreendido entre a Av. da Liberdade e a Rua das Travessas, volta a ter dois sentidos de circulação de trânsito, segundo comunicou a Câmara de S. João da Madeira.
A autarquia argumenta que “o restabelecimento da circulação no sentido ascendente, da Avenida da Liberdade para a Rua das Travessas, irá contribuir para diminuir o congestionamento na Rua Domingos José de Oliveira” com o trânsito de acesso à zona industrial das Travessas, “diminuindo a extensão do percurso e, por consequência, reduzindo também a emissão de gazes de efeito estufa e de partículas”.
Atendendo ao grau de inclinação do arruamento em causa, a edilidade acrescenta que esta circulação será “apenas permitida a viaturas ligeiras”.
A medida será aplicada no início da próxima semana, ainda segundo a autarquia, que solicita “uma especial atenção” por parte dos automobilistas à nova sinalização que será, entretanto, colocada neste arruamento.